A Balada de Narayama

poster filme a balada de narayama
título original: Narayama bushikô
gênero: Drama
duração: 2h 10 min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Toei Company
direção: Shôhei Imamura
roteiro:Shôhei Imamura, Shichirô Fukazawa
fotografia: Hiroshi Kanazawa, Shigeru Komatsubara, Masao Tochizawa
direção de arte: Gorô Kusakabe


Fim do século XIX, um vilarejo que vive envolto pela miséria provocada pelas guerras cria uma tradição: ao completar 70 anos o morador deve ser levado para cima de uma montanha pelo filho e lá ficar para morrer sozinho. Orin vê seu aniversário chegando, mas deseja encontrar uma esposa para seu filho mais velho antes de partir.

Se ainda não indiquei, queria deixar aqui para vocês o Belas Artes A La Carte. Cheio de filmes difíceis de encontrar, clássicos e premiados, está sendo o responsável por eu ver muitos dos filmes do "1001 filmes para ver antes de morrer", como A Balada de Narayama. Caso já tivesse falado sobre, aqui fica a indicação novamente!

Acredito que o elemento que mais merece destaque neste filme é a capacidade que o roteiro teve de entrelaçar uma história crua e sofrida com toques de surrealismo em uma narrativa que se assemelha muito a uma fábula. Dessa forma é feito o paralelo entre vida e morte, entre a racionalidade humana e nosso lado animalesco. A humanidade dos personagens testada de forma brutal durante todo o filme é escancarada através dos dois personagens principais na última meia hora de filme.

A fotografia de A Balada de Narayama também ajuda a construir a natureza do ambiente, intercalando muitas cenas de animais em seu habitat natural.

Talvez pudesse ser um pouco mais curto, pelo enredo ser emocionalmente denso acaba por ficar cansativo. Ainda assim foi uma boa surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...