Sangue de Pantera

poster filme sangue de pantera
título original: Cat People
gênero: Suspense, Fantasia
duração: 1h 13 min
ano de lançamento: 1942
estúdio: RKO Radio Pictures
direção: Jacques Tourneur
roteiro: DeWitt Bodeen
fotografia: Nicholas Musuraca


Irena é uma jovem sérvia que foi trabalhar como designer de moda em Nova York. Lá ela conhece Oliver Reed, com quem se casa. Ela crê que faz parte de uma maldição que a transforma em uma pantera assassina quando está emocionalmente excitada. Seu marido busca ajuda de um psicólogo, mas logo começa a ver que o folclore pode ser verdade.

No "1001 filmes para ver antes de morrer" Sangue de Pantera está com o título de A Marca da Pantera, mas se trata do mesmo filme. E, independente do título, merece muito estar na lista.

O mais incrível é a forma como o suspense é conduzido dentro da trama. Talvez a falta de possibilidades para criar efeitos na época os forçassem a isso, mas é com certeza uma escolha inteligente e que funciona. Ao invés de efeitos especiais (que hoje seriam vistos como toscos) o enredo usa de uma aura sutil de horror para construir seu caminho.

Atenção, principalmente ao trabalho de luz e sombra usado nas cenas em que Irena persegue Alice na rua e também quando força Alice pular em uma piscina. Todo o terror nestas duas cenas é desenvolvido em cima do que não vemos o nos apavora - incrível!

Sim, Sangue de Pantera, atualmente, pode ser um pouco datado. Ainda assim, vale ser visto - até porquê é tem a duração de muito episódio de série que vemos por aí.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...