Quando Voam as Cegonhas

poster filme quando voam as cegonhas
título original: Letyat zhuravli
gênero: Romance, Guerra
duração: 1h 35 min
ano de lançamento: 1957
estúdio: Mosfilm
direção: Mikhail Kalatozov
roteiro: Viktor Rozov
fotografia: Sergey Urusevskiy
direção de arte: Evgeniy Svidetelev


Veronika e Boris estão apaixonados, porém a Segunda Guerra Mundial começa e ele se alista voluntariamente. Com a ida dele para guerra, ela acaba indo morar com sua família enquanto espera seu retorno.

O cinema russo praticamente desapareceu durante o stalinismo e, após a morte de Stalin que teve sua retomada. Quando Voam as Cegonhas faz parte desse processo e, com certeza, foi essencial para sua ascensão dentro do cenário mundial, tanto que ganhou a Palma de Ouro em Cannes.

Só isso não basta para merecer o lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer"? Então vamos lá.

O roteiro não mostra seu exército como herói, desafia o status quo e mostra o outro lado da guerra, quando os alemãs massacravam os russos.



Além disso, e o que mais me chamou a atenção neste filme, a fotografia é incrível e muito adiante do seu tempo. As cenas que envolvem um movimento na grua, nos levando de panorâmicas a quadro fechados acontecem de forma fluida e agradável. Em outras, a câmera na mão passa todos os sentimentos necessários àquele momento. 

Cada nova sequência é mais um show para os olhos. Confesso que o enredo de Quando Voam as Cegonhas não me prendeu tanto a atenção, mas com certeza vale cada segundo assistido.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...