O Novo Mundo

poster filme o novo mundo
título original: The New World
gênero: Drama, Biografia
duração: 2h 15 min
ano de lançamento: 2005
estúdio: New Line Cinema
direção: Terrence Malick
roteiro: Terrence Malick
fotografia: Emmanuel Lubezki
direção de arte: Jack Fisk


Século XVII, a colonização da América anda a passos lentos. Um navio, vindo da Inglaterra e tendo John Smith como cativo, aporta em uma região onde vive uma tribo indígena. Smith fica responsável por fazer esse contato, já que os ingleses enfrentam dificuldades para se estabelecer. Quando ele conhece Pocahontas, filha do líder que o salva de ser morto, nasce um vínculo muito forte entre eles.

Provavelmente coloquei O Novo Mundo na minha lista de "quero ver" porque o entendi como uma live-action para adultos dos filmes da Disney (que vi até quase rasgar a fita na infância). 

O que acontece é que eu não sabia que ele era dirigido por Terrence Malick. Resumidamente temos a história de "Pocahontas" e "Pocahontas 2" em uma filmagem com a estética e ritmo de "A Árvore da Vida".

É interessante observar como, através das narrativas em off, o diretor faz a construção da relação entre pessoas de mundos bem diferentes. Em certo momento, também, há um retrato dos conflitos entre sociedades e como uns se vêem como sendo mais civilizados e humanos que outros.

Porém, ainda que a estética seja linda o ritmo é extremamente cansativo, arrastado e com uma pseudo intenção de ser filosófico demais em momentos desnecessários.

Também é muito difícil lidar com Colin Farrell - sempre apático em seus personagens. Até mesmo Christian Bale parece meio anestesiado.

De forma simples, em pontos técnicos não há o que criticar, O Novo Mundo é muito bem construído. Mas em bom português: é chato.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...