O Baile dos Bombeiros

poster filme o baile dos bombeiros
título original: Horí, má panenko
gênero: Comédia
duração: 1h 13 min
ano de lançamento: 1967
estúdio: Carlo Ponti Cinematografica
direção:Milos Forman
roteiro: Milos Forman, Jaroslav Papousek, Ivan Passer, Václav Sasek
fotografia: Miroslav Ondrícek
direção de arte: Karel Cerný


Em uma pequena cidade, o Corpo de Bombeiros organiza um baile em comemoração aos 86 anos do ex chefe do departamento. Porém, o roubo das prendas da festa, a escolha da s candidatas a "Miss Corpo de Bombeiros" e um incêndio mudam o rumo da festa.

O Baile dos Bombeiros, a princípio pode parecer apenas uma comédia de erros ou um pastelão, mas vai muito além disso. Com um enredo livre e praticamente sem rumo, Milos Forman dirigiu como uma comédia anárquica, uma alegoria crítica aos tempos da Cortina de Ferro na Tchecoslováquia.

Sim, é necessário ter uma boa base histórica para entender muitos dos simbolismos lançados ao longo do filme: o roubo das prendas em um Estado onde a comida era escassa, a rigidez dos bons costumes enquanto o comitê do concurso de Miss aproveita o isolamento para se aproveitar das candidatas, o respeito aos mais velhos desmascarado como uma formalidade vazia.

Sem esse conhecimento O Baile dos Bombeiros poderá parecer apenas um amontoado de maluquices e não fará o menor sentido estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Porém, mesmo tendo conhecimento sobre esses pontos, o estilo do humor pode parecer sem sentido e não atingir seu ápice crítico como deveria, assim como foi para mim. A parte boa é que tem pouco mais de uma hora de duração.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...