A Aventura

poster filme a aventura
título original: L'avventura
gênero: Suspense, Drama
duração: 2h 24 min
ano de lançamento: 1960
estúdio: Cino del Duca
direção: Michelangelo Antonioni
roteiro: Michelangelo Antonioni, Elio Bartolini, Tonino Guerra
fotografia: Aldo Scavarda
direção de arte: Piero Poletto


Um grupo de romanos ricos parte para um passeio de iate para uma ilha. Lá, Anna se perde de grupo. O namorado Sandro e sua melhor amiga Cláudia passam então a procurá-la, mas acabam se apaixonando.

A Aventura é o primeiro filme da trilogia de Michelangelo Antonioni sobre a vida moderna, seguido de "A Noite" e "O Eclipse" - os três constam entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Confesso que estou começando a criar um ranço quando vejo que verei um filme do diretor em parceria com Monica Vitti.

Eu entendo a intenção de Antonioni em seus trabalhos de criticar a crueldade do ser humano, sua futilidade e o vazio das relações, mas a forma como escolhe retratar essas situações é enfadonha demais - principalmente em filmes que passam de duas horas de duração.

Apesar de ter ganhado a Palma De Ouro em Cannes, em sua primeira sessão A Aventura foi vaiado a ponto do diretor e a atriz terem de sair da sala. Não acho que seja para tanto, apesar de entender a revoltar dos espectadores com o sumiço da protagonista na primeira meia hora e o descaso com essa situação pelo resto da trama.

Outro ponto que não entendo é o frenesi em cima de Monica Vitti. Sinceramente a acho uma atriz bem fraca que intercala caras blasé com cenas de choro sofríveis.

A Aventura, assim como "O Eclipse", é daqueles filmes que ganharam fama e que provavelmente não se pode falar mal. Eu não o achei ruim, mas tedioso. Preciso criar coragem para ver o último que falta da trilogia.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...