Uma Aventura Na África

poster filme uma aventura na áfrica
título original: The African Queen
gênero: Aventura, Romance
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1951
estúdio: Romulus Films
direção: John Huston
roteiro: C.S. Forester, James Agee, John Huston, John Collier, Peter Viertel
fotografia: Jack Cardiff


Início da Primeira Guerra Mundial, alemães invadem a África e atacam vilarejos, queimando o que se encontram os missionários Rose e seu irmão, que acaba falecendo. Buscando um território seguro, ela embarca junto ao Capitão Allnut no barco Rainha Africana e iniciam uma grande aventura.

Ainda que se passe na Primeira Guerra, o filme traz um posicionamento político forte e claro sobre a Segunda Guerra que ainda estava ecoando na sociedade quando Uma Aventura Na África foi feito.

Entretanto, o que rouba a cena é o romance entre a mocinha certinha e reprimida e o homem desalinhado e beberrão. Inclusive isso se deve graças as grandes atuações de Humphrey Bogart e Katharine Hepburn que temos neste filme, tanto individualmente quanto contracenando, os dois acrescentam muito a um romance que poderia ser comum e banal. A boa química entre eles e a troca que fazem em cena é o que garante a atenção presa durante todo o filme onde quase vemos apenas eles.


Outro ponto são as cenas de ação. É claro que, para quem cresceu nos anos 1980 e 1990 como eu, tudo pode parecer "mal feito" se não visto com os olhos da época. Mas se observarmos com atenção, o que eles fazem com as cenas do barco descendo as corredeiras, por exemplo, ou a edição encaixando cenas dos animais na beira do rio com eles no barco, traz uma dinâmica ao filme muito a frente da sua época.

Uma Aventura Na África é um filme leve, divertido, bem construído e com atuações de primeira, para agradar a todos até os dias atuais. Merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...