Sob o Domínio do Medo

poster filme sob o domínio do medo
título original: Straw Dogs
gênero: Suspense
duração: 1h 53 min
ano de lançamento: 1971
estúdio: ABC Pictures
direção: Sam Peckinpah
roteiro: David Zelag Goodman, Sam Peckinpah, Gordon Williams
fotografia: John Coquillon
direção de arte: Ray Simm


David é um matemático americano que muda com sua esposa para a vila onde ela cresceu, uma região rural da Inglaterra, em busca de tranquilidade para terminar a sua tese. Porém, ele não é bem acolhido pela população local, principalmente os homens, que o vão provocando até que David, um homem muito calmo, deixa florescer seu lado mais violento.

Sob o Domínio do Medo faz com que você se sinta exatamente como diz o título do primeiro minuto do filme até o final. Nada está claro, mas na primeira sequência já percebemos que o personagem de Dustin Hoffman está desconfortável e há um clima de tensão no ar. Sem precisar de qualquer explicação, os sentimentos, conflitos e questões ficam claros apenas pelo olhar do ator.

O ponto alto do enredo é a crescente tensão entre o americano e os locais, o fio do conflito que a cada cena parece estar mais propenso a arrebentar. Além disso, a transformação do personagem de um homem pacífico, beirando o banana, para alguém firme e violento é impressionante. A crescente intensidade do enredo faz com que a conclusão traga um misto de catarse e incômodo com o que viu. Por esses pontos considero super válida sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".



Porém, teve um ponto que me fez baixar a avaliação de Sob o Domínio do Medo de ótimo para bom: a personagem de Susan George. Fica claro, desde o começo que Amy deseja ostentar sua nova vida para seus conterrâneos e que também provoca seus antigos conhecidos para gerar alguma reação no marido, onde vê-se que o casamento está abalado - até aqui tudo bem.

Ainda assim, a cena do estupro não só traz um ar de "ela estava pedindo" como, enquanto ela está com Charlie, a atuação e construção da sequência parece querer mostrar que Amy está gostando e não que está sendo violentada. Veja bem, o problema não é a cena de estupro, mas a conclusão que pode trazer.

Tirando esse porém, Sob o Domínio do Medo é um ótimo suspense, que prende atenção do início ao fim.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...