Shaft

poster filme shaft
título original: Shaft
gênero: Ação, Policial
duração: 1h 40 min
ano de lançamento: 1971
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Gordon Parks
roteiro: Ernest Tidyman, John D.F. Black
fotografia: Urs Furrer


John Shaft é um investigador contratado para descobrir que sequestrou a filha de um bandido. Porém, conforme vai atrás de informações acaba envolvido numa guerra entre máfias.

Shaft começa com uma música que diz o seguinte:

"Ele é cool e durão. É um detetive particular negro, uma máquina de sexo com todas as gatas. Não recebe ordem de ninguém, preto ou branco, mas arriscaria seu próprio pescoço por seu irmão. Estou falando de Shaft. Sacou?"

Dez minutos de filme e eu já estava com sérias dúvidas se ia ser muito bom ou muito ruim. Fico com o meio termo, mas ainda assim merecedor de estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Como bom filme de ação, ainda mais dos anos 1970, é aquele tipo de produção feita e consumida por homens héteros típicos. Um cara super durão, que não tem medo de nada e não deixa passar nenhuma mulher. Dá aquela preguiça de todo o machismo que o filme destila.



Ainda assim, é muito importante um foco que o filme traz: um protagonista negro, com a maior parte do elenco negro, com uma trilha sonora toda construída no funk e soul. De qualquer forma ele reforça muitos estereótipos em relação aos negros? Sim. Mas é muito importante focar nas portas que Shaft abriu ao trazer um protagonista negro que cria suas próprias regras e dá ordens em vez de recebê-las.

As atuações são um pouco caricatas demais para o meu gosto e o excesso de "virilidade" me incomoda um pouco, mas ainda assim merece ter marcado época e vale ser assistido, principalmente pelos fãs de ação.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...