O Grande Desfile

poster filme o grande desfile
título original: The Big Parade
gênero: Romance, Guerra
duração: 2h 31 min
ano de lançamento: 1925
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: King Vidor, George W. Hill
roteiro: Laurence Stallings, Harry Behn, Joseph Farnham, King Vidor
fotografia: John Arnold, Charles Van Enger


Um rico rapaz americano se alista na Primeira Guerra Mundial após incentivo da namorada. Na cidade francesa onde montam base ele conhece uma moça por quem se apaixona e promete voltar a encontrar. Ao mesmo tempo, ele faz amizade com outros rapazes alistados pertencentes a classe operária.

O Grande Desfile foi um épico de grande sucesso à sua época, talvez por isso esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Porém, ainda que mostre em cenas muito bem elaboradas os horrores da batalha, acredito que seja muito mais uma comédia romântica do que um filme de guerra.

Sua duração é bem longa para um filme mudo, 2h30, mas é um filme dinâmico e - dentro do possível - fácil de assistir.



Também merecem destaque as atuações de John Gilbert, extremamente expressivo e mostrando todo seu charme que fez dele um astro da época, e Renée Adorée, que traz delicadeza, simplicidade e sedução.

Até o meio, mais ou menos, O Grande Desfile traz um clima leve e engraçado, utilizando de uma comédia bem física (essencial em um filme mudo) e de uma trilha sonora que constrói o ambiente correto para aquele momento. Depois o clima muda quando a guerra realmente começa.

A qualidade de imagem impressiona para uma produção de quase 100 anos de idade. Não diria que é inesquecível, mas com certeza valeu a pena assistir.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...