El Topo

poster filme el topo
título original: El Topo
gênero: Faroeste, Drama
duração: 2h 05 min
ano de lançamento: 1970
estúdio: Producciones Panicas
direção: Alejandro Jodorowsky
roteiro: Alejandro Jodorowsky
fotografia: Rafael Corkidi
direção de arte: Alejandro Jodorowsky


El Topo é um pistoleiro que vaga pelo mundo ajudando aqueles que encontra pelo caminho.

Sim, a sinopse do filme é somente essa e só por isso já podem imaginar como foi essa experiência. O "1001 filmes para ver antes de morrer" classifica El Topo como um faroeste cabeça.

Na minha humilde opinião já erra a partir daí. Faroestes, por mais dramáticos e bem elaborados que sejam, são filmes para distrair e passar o tempo - e este passa longe disso.

O filme começa com um cowboy todo vestido de preto cavalgando e levando junto de si um menino nu. Param em um lugar e ele faz com o que o garoto enterre uma foto da mãe e um brinquedo. Nesta sequência, sem pé nem cabeça, senti uma pitada de Federico Fellini, depois vi que no livro diziam a mesma coisa. Pequena e curta felicidade em relação a esse filme.

A estética, em boa parte, remete muito ao diretor italiano, mas também conversa muito com os faroestes spaghettis - principalmente nos sangues de tinta vermelha.



Quanto ao roteiro, temos um quê de jornada do herói na travessia de El Topo em busca dos mestres do deserto, muitas referências à Bíblia e um volume absurdo de simbolismos provavelmente ligados a vertentes filosóficas ou da psicologia.

É aqui o maior problema do filme. Acredito ser muito importante que os filmes apresentem coisas novas ao espectador, que o tirem da zona de conforto e o façam pensar. Mas quando se abusa de um teor intelectualóide perde-se a possibilidade de dialogar com quem assiste ao filme.

Não vou nem entrar na questão de quanto é narcisista o diretor, além de roteirista e diretor de arte, também ser o protagonista do próprio filme.

Para mim El Topo pode ser resumido da seguinte forma: uma história escrita e projetada enquanto Alejandro Jodorowsky viajava no ácido e lia a Bíblia ou algum livro de Freud.


CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...