título original: Suna no onna
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 27 min
ano de lançamento: 1964
estúdio: Toho Film (Eiga) Co. Ltd
direção: Hiroshi Teshigahara
roteiro: Kôbô Abe, Eiko Yoshida
fotografia: Hiroshi Segawa
direção de arte: Tôtetsu Hirakawa, Masao Yamazaki
Um entomologista parte de Tóquio para passar um final de semana numa área desértica do Japão em busca de insetos raros. Ao perder o ônibus acaba pernoitando na casa de uma mulher e, logo, percebe que caiu em uma armadilha.
O "1001 filmes para ver antes de morrer" está conseguindo, aos poucos, me fazer gostar de filmes japoneses. A Mulher de Areia superou todas as minhas expectativas.
O roteiro pode parecer lento e simples, mas é através do seu suposto marasmo que o suspense e tensão são construídos. A trama te prende pela curiosidade em entender o porquê ele foi pego e se conseguirá, ou não, escapar.
Além disso o filme também trabalha as questões ligadas à natureza humana em relação a necessidade de sobrevivência e a como lidamos com a solidão.
Para ajudar, as atuações de Eiji Okada e Kyôko Kishida são muito naturais e nos fazem criam empatia de imediato com a situação se seus personagens.
Por fim, a fotografia é mais um ponto forte do filme, a forma como Hiroshi Teshigahara trabalha as texturas das dunas, sua movimentação e a areia sobre o corpo trazem imagens belíssimas para A Mulher de Areia.
CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO
Pôster e Ficha Técnica: IMDb
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 27 min
ano de lançamento: 1964
estúdio: Toho Film (Eiga) Co. Ltd
direção: Hiroshi Teshigahara
roteiro: Kôbô Abe, Eiko Yoshida
fotografia: Hiroshi Segawa
direção de arte: Tôtetsu Hirakawa, Masao Yamazaki
Um entomologista parte de Tóquio para passar um final de semana numa área desértica do Japão em busca de insetos raros. Ao perder o ônibus acaba pernoitando na casa de uma mulher e, logo, percebe que caiu em uma armadilha.
O "1001 filmes para ver antes de morrer" está conseguindo, aos poucos, me fazer gostar de filmes japoneses. A Mulher de Areia superou todas as minhas expectativas.
O roteiro pode parecer lento e simples, mas é através do seu suposto marasmo que o suspense e tensão são construídos. A trama te prende pela curiosidade em entender o porquê ele foi pego e se conseguirá, ou não, escapar.
Além disso o filme também trabalha as questões ligadas à natureza humana em relação a necessidade de sobrevivência e a como lidamos com a solidão.
Para ajudar, as atuações de Eiji Okada e Kyôko Kishida são muito naturais e nos fazem criam empatia de imediato com a situação se seus personagens.
Por fim, a fotografia é mais um ponto forte do filme, a forma como Hiroshi Teshigahara trabalha as texturas das dunas, sua movimentação e a areia sobre o corpo trazem imagens belíssimas para A Mulher de Areia.
CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO
Pôster e Ficha Técnica: IMDb
Comentários
Postar um comentário