A Mulher de Areia

poster filme a mulher de areia
título original: Suna no onna
gênero: Drama, Suspense
duração: 2h 27 min
ano de lançamento: 1964
estúdio: Toho Film (Eiga) Co. Ltd
direção: Hiroshi Teshigahara
roteiro: Kôbô Abe, Eiko Yoshida
fotografia: Hiroshi Segawa
direção de arte: Tôtetsu Hirakawa, Masao Yamazaki


Um entomologista parte de Tóquio para passar um final de semana numa área desértica do Japão em busca de insetos raros. Ao perder o ônibus acaba pernoitando na casa de uma mulher e, logo, percebe que caiu em uma armadilha.

O "1001 filmes para ver antes de morrer" está conseguindo, aos poucos, me fazer gostar de filmes japoneses. A Mulher de Areia superou todas as minhas expectativas.

O roteiro pode parecer lento e simples, mas é através do seu suposto marasmo que o suspense e tensão são construídos. A trama te prende pela curiosidade em entender o porquê ele foi pego e se conseguirá, ou não, escapar.

Além disso o filme também trabalha as questões ligadas à natureza humana em relação a necessidade de sobrevivência e a como lidamos com a solidão.



Para ajudar, as atuações de Eiji Okada e Kyôko Kishida são muito naturais e nos fazem criam empatia de imediato com a situação se seus personagens.

Por fim, a fotografia é mais um ponto forte do filme, a forma como Hiroshi Teshigahara trabalha as texturas das dunas, sua movimentação e a areia sobre o corpo trazem imagens belíssimas para A Mulher de Areia.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...