À Beira do Abismo

poster filme à beira do abismo
título original: The Big Sleep
gênero: Policial, Suspense
duração: 1h 54 min
ano de lançamento: 1946
estúdio: Warner Bros.
direção: Howard Hawks
roteiro: William Faulkner, Leigh Brackett, Jules Furthman, Raymond Chandler
fotografia: Sidney Hickox


Philip é um detetive particular. Chamado por Sternwood para resolver um problema de chantagem por dívida de jogo da filha mais nova, Carmen, e após a mais velha, Vivian, pedir que ele investigue o sumiço do motorista Shawn, ele acaba envolvido em uma trama de traições e crimes.

Eu adoro film-noir, acho a estética bonita e muito efetiva para roteiros policiais e de suspense. Apesar de muitas vezes as atuações serem meio frígidas e arrogantes também acredito que combine com o estilo também. Por isso, fiquei bem satisfeita quando vi À Beira do Abismo entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".



Infelizmente o roteiro, prende a atenção pelo motivo errado: a trama é tão, mas tão, confusa que só ficando muito atento para tentar entender o que está acontecendo - e isso não é sinônimo de sucesso. Os elementos e personagens são apresentados e tirados da história de forma tão rápida e superficial que fica difícil acompanhar os elos que constroem o mistério do filme.

Ainda assim, as atuações de Humphrey Bogart e Lauren Bacall são de primeira linha, dando gosto vê-los juntos em cena, ainda que não consiga acompanhar a história. A química dos dois em À Beira do Abismo foi tão bem construída que eles casaram 6 meses após a produção.

Ainda que talvez saia do filme sem ter entendido nada do que aconteceu, acredito que valha assistir.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...