Viver a Vida

poster filme viver a vida
título original: Vivre sa vie: Film en douze tableaux
gênero: Drama
duração: 1h 20 min
ano de lançamento: 1962
estúdio: Les Films de la Pléiade
direção: Jean-Luc Godard
roteiro: Marcel Sacotte, Jean-Luc Godard
fotografia: Raoul Coutard


Nana abandona o marido e o filho em busca do sonho de se tornar atriz. Começa a trabalhar em uma loja de discos mas o dinheiro não é suficiente e acaba expulsa de casa por não pagar o aluguel. Decide então começar a se prostituir para fazer um dinheiro extra, a partir daí, aos poucos ela vai se inserindo no universo da prostituição.

As vezes eu fico pensando que tem alguns filmes que só entram no "1001 filmes para ver antes de morrer" por serem de diretores renomados, como Jean-Luc Godard. Esse é o caso de Viver a Vida.

A primeira cena do filme consiste em uma conversa entre duas pessoas, de talvez mais de 5 minutos, estando os dois o tempo todo de costas para a câmera. Pode parecer provocativo, revolucionário pensando no momento do filme dentro do cinema. Mas isso já mostra qual será o ritmo da história.



Supostamente o filme discute a prostituição, a sociedade e filosofa sobre vários assuntos. Ainda assim, o que se vê são menos de 90 minutos de filme que parecem mais de 200, divididos em 12 capítulos. Essa divisão, inclusive, dá a desculpa perfeita para a desconexão que há dentro do enredo e a falta de sentido vista como "cult".

Também, teoricamente, homenageando os filmes mudos, a falta de trilha sonora e a lentidão das cenas deixa tudo ainda mais cansativo. Soma-se a isso a atuação de Anna Karina, que por mais linda que seja, me deixa dúvidas se passa o filme todo com uma cara inexpressiva a mando do diretor ou se é esse seu nível de atuação.

Por fim, ainda vemos dentro do filme um bom trecho do filme "A Paixão de Joana D'Arc", outro filme difícil de assistir, e ainda tive que me deparar em uma cena com um cara jogando sinuca em uma mesa sem buracos.

Por mais cultuado que seja, é extremamente cansativo e me parece mais se vender como "cult" do que ter o objetivo real de debater algo.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...