Vá e Veja

poster filme vá e veja
título original: Idi i smotri
gênero: Guerra, Drama
duração: 2h 22 min
ano de lançamento: 1985
estúdio: Belarusfilm
direção: Elem Klimov
roteiro: Ales Adamovich, Elem Klimov
fotografia: Aleksey Rodionov
direção de arte: Viktor Petrov


2ª Guerra Mundial, Bielorrússia. Florya é um garoto que decide se unir aos partisans para lutar contra os alemães. Porém, ele acaba separado dos seus comandantes e decide voltar para casa.

Antes de qualquer coisa, o quanto realmente sabemos sobre essa guerra? O que mais recebemos pelos filmes mais famosos que a abordam ou pelos estudos na escola são visões muito ligadas a Europa Ocidental ou aos EUA. Eu, pelo menos, só me lembro da importância da URSS por "seu inverno" ter derrotado os nazistas.

Então, só por Vá e Veja nos dar acesso a essa parte da história e compreender o que foi feito na Biolorrúsia durante a 2º Guerra já acho muito válido estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Acredito que seja um dos filmes de guerra mais aterrorizantes que já assisti. As cenas de explosões são absurdamente reais, a brutalidade com que os soldados nazistas trata as populações da vila é quase palpável.

O roteiro não é complexo, acompanhamos Florya da sua entrada para os partisans ao seu retorno para casa, após isso sua jornada entre as vilas e campos que foram ou estão sendo destruídos.

Vá e Veja não nos traz um mocinho vencendo o vilão, não têm discursos motivacionais patrióticos, não vemos atos heróicos. Temos na tela uma guerra crua e visceral, onde a brutalidade reina e a sobrevivência é aleatória.



Algumas cenas beiram o surrealismo, mas talvez estejam ali exatamente para nos mostrar o quanto a guerra é um longo pesadelo para quem se encontra no meio do conflito. Destaque, inclusive, para a cena em que os morteiros caem na floresta onde Florya está e passamos a enxergar e a ouvir a partir do seu ponto de vista (parcialmente surdo pelo barulho) e também quando fica entre fogo cruzado no meio do campo - o trabalho de cores e luzes nesta última é de tirar o fôlego.

Para ajudar, Aleksey Kravchenkom que quase não fala durante o filme, consegue expressar toda sua dor, angústia e sofrimento com expressões que deixariam os atores do cinema mudo com inveja.

Caso tudo isso não bastasse, ainda somos confrontados, ao final, com cenas reais da guerra e como, naquele território, mais de 600 vilas foram inteiramente queimadas com seus moradores juntos.

Podem existir milhares de filmes com essa temática que se auto declaram anti-guerra, mas Vá e Veja é um dos poucos que deixa claro o quanto em uma guerra apenas existem vítimas.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...