Terra Tranquila

poster filme terra tranquila
título original: The Quiet Earth
gênero: Ficção Científica, Suspense
duração: 1h 31 min
ano de lançamento: 1985
estúdio: Cinepro, Pilsbury Productions
direção: Geoff Murphy
roteiro: Craig Harrison, Bill Baer, Bruno Lawrence, Sam Pillsbury
fotografia: James Bartle
direção de arte: Josephine Ford


O cientista Zac acorda pela manhã e descobre que a Terra está vazia. Responsável pelo projeto FlashLight, possível responsável pelo desaparecimento das pessoas, ele vaga pela cidade buscando sobreviver.

Ando escolhendo de forma aleatória os filmes do "1001 filmes para ver antes de morrer" - no caso vejo quais estão disponíveis no Stremio com maior número de pessoas para não ficar travando no meio, já que muitos dos filmes são difíceis de encontrar.

Neste final de semana Terra Tranquila foi o escolhido. Ótima pedida para um período de isolamento social, onde vemos as ruas vazias constantemente ver um filme em que não há ninguém no mundo, não é mesmo? Piadas a parte, quem está emocionalmente abalado com esse momento da história não deve ver esse filme.

Se você se sente bem e gosta de distopias, assim como eu, essa será uma ótima escolha. A princípio, logo em seu início, pode parecer que será um filme extremamente angustiante. São quase 40 minutos vendo o personagem de Bruno Lawrence vagando. Ainda assim é uma experiência e tanto vê-lo transitar entre a euforia e o desespero durante esse tempo.



Depois ele acaba encontrando outros sobreviventes e, a partir de então, caso ainda não estivesse claro, vemos o verdadeiro mote do filme aparecer. Não estamos falando aqui de uma ficção científica cheia de efeitos especiais ou que pegue mais na parte científica da coisa. Temos em mãos uma análise profunda do comportamento humano.

Sim o enredo tem alguns foras [SPOILER/] se apenas sobreviveram aqueles que estavam morrendo no momento do apocalipse deveriam ter mais sobreviventes; algumas fontes - como de energia e água - deveriam acabar e não vemos isso acontecer, entre outras coisas [\SPOILER] mas como o foco não é a ciência do acontecimento, se tornam pontos irrelevantes.

Um detalhe interessante é que o diretor gravou todos os sons em estúdio para anular qualquer som ambiente que poderia aparecer. Isso ajuda em muito a construir o ambiente de isolamento.

O final traz ainda mais questões para a solução encontrada pelo cientista, o que pode fazer a trama ficar ainda mais angustiante. Pode parecer estranho, tendo em vista a temática, mas com certeza Terra Tranquila foi uma boa surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...