Ser ou Não Ser

poster filme ser ou não ser
título original: To Be or Not to Be
gênero: Comédia, Guerra
duração: 1h 39 min
ano de lançamento: 1942
estúdio: Romaine Film Corporation
direção: Ernst Lubitsch
roteiro: Melchior Lengyel, Edwin Justus Mayer, Ernst Lubitsch
fotografia: Rudolph Maté
direção de arte: Vincent Korda


Segunda Guerra Mundial, a Polônia é ocupada pelos nazistas e um grupo de atores se vê envolvido com a Gestapo ao tentarem impedir que um espião entregue a eles uma mensagem que prejudicará a resistência polonesa.

Muitas vezes critico negativamente alguns filmes aqui por sentir que são muito datados. Ser ou Não Ser é a contraprova de que é possível um filme envelhecer e permanecer atemporal.

Temos aqui uma comédia que satiriza os nazistas e que foi feita no meio da Segunda Guerra Mundial, só pela coragem e deboche já mereceriam estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas além disso, o roteiro é dinâmico - até a frente do seu tempo, considerando que é um filme de 1942 - com piadas bem construídas e colocadas, que não só fazem humor mas criticam o status quo da época.



Também, complementando, temos um elenco que está tão bem preparado e envolvido com seus papéis que mais parece brincar em cena. O casal Carole Lombard e Jack Benny fazem uma troca incrível durante suas cenas juntos, e separados também dominam com maestria. Outro, que não aparece tanto mas que gostaria de destacar é Tom Dugan com sua imitação de Hitler - logo no começo, ao saudar falando "Heil eu mesmo" já mostra a que o filme veio com uma única fala.

Por fim, a sequência final do filme me fez ficar pensando quanto será que Tarantino se inspirou em Ser Ou Não Ser para fazer "Bastardos Inglórios". Fica a questão.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...