Loucuras de Verão

poster filme loucuras de verão
título original: American Graffiti
gênero: Comédia
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Universal Pictures
direção: George Lucas
roteiro: George Lucas, Gloria Katz , Willard Huyck
fotografia: Jan D'Alquen, Ron Eveslage


1962, em uma cidade no interior dos EUA, os amigos Curt e Steve aproveitam a última noite de verão na cidade antes de partirem para a faculdade em outra cidade.

Um filme produzido por Francis Ford Coppola e dirigido por George Lucas, é óbvio que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", né? O triste é perceber que só por esse motivo ele está lá.

Loucuras de Verão é uma das maiores decepções da minha vida. Já vi referência a ele em tantos filmes, e ainda mais com essa carteirada que citei acima, que esperava muito, mas MUITO, mais.

O roteiro é sobre o rito de passagem da escola para a faculdade, da adolescência para a vida adulta. Entretanto, a história é tão datada que não tem como não assisti-lo e achar tudo sem graça e exagerado. Mais, pior ainda, é como o roteiro é bairrista, fazendo com que falte ali algo que nos faça ter um elo com o que ocorre, mesmo sem termos vivenciado tudo aquilo.



Essa vivência dos anos 1960, em carros, com grupos de escola é algo muito típico dos EUA. O mais próximo que tivemos disso, aqui no Brasil, foi a rua Augusta em São Paulo, também nos anos 1960, onde as pessoas ficavam circulando de carro, ainda assim, não é a mesma coisa.

O elenco traz personagens rasos, sendo o mais legal ver Richard Dreyfuss e Harrison Ford bem novinhos em começo de carreira.

A fotografia e direção também não ajudam a adicionar algum elemento mais interessante ao enredo. Ponto alto de Loucuras de Verão? A trilha sonora. Meu único agradecimento a ele é por ter lançado George Lucas ao estrelato, o que o possibilitou fazer "Star Wars".


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...