Longe do Paraíso

poster filme longe do paraíso
título original: Far from Heaven
gênero: Drama
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 2002
estúdio: Focus Features
direção: Todd Haynes
roteiro: Todd Haynes
fotografia: Edward Lachman
direção de arte: Mark Friedberg


Década de 1950, Cathy é uma típica mulher de classe média americana que passa seus dias entre cuidar do marido, filhos, casa e promover eventos sociais. Porém, sua vida muda quando descobre um segredo de seu marido e começam a surgir fofocas sobre sua relação com o jardineiro.

A primeira coisa que me chamou a atenção logo na abertura de Longe do Paraíso foi o trabalho de cores. Ainda enquanto apareciam os créditos iniciais eu me senti assistindo a um filme realmente dos anos 1950, as cores muito vivas me pareceram terem sido criadas com a tecnologia Techinicolor, como era na época.

Inclusive esse é um ponto que merece ser observado durante todo o filme, tanto nas cenas externas quanto em ambientes internos, a paleta de cores é um acalento aos olhos e o cuidado que foi tomado com essa característica é mais do que visível.

Quanto ao roteiro a história traz de forma tímida, mas contundente, não só a homossexualidade e o racismo naquela época, mas principalmente a necessidade de uma vida de aparências na sociedade norte-americana.


E isso se liga diretamente as atuações, para tudo que Julianne Moore vive no filme, a princípio esperava que sua atuação fosse mais contundente, mas quando se entende a necessidade que a personagem tem de aparentar normalidade e satisfação em sua vida fica mais claro sua quase apatia em alguns momentos. A mesma coisa em relação a Dennis Haysbert, por precisar saber se portar sendo o único negro em uma comunidade branca.

A quase relação deles foi o que mais me provocou uma angústia constante. Os poucos momentos em que eles expressam algo próximo ao sentimento mútuo acaba por ser muito mais intenso que se consumassem em si.

Com certeza Longe do Paraíso é um belo filme, esteticamente falando, e que traz pontos importantes sobre a sociedade (que até que ponto será que ainda não se perpetuam?). Mas, no todo, acho que daqui alguns anos poderá ser esquecido.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...