Conto de Inverno

poster filme conto de inverno
título original: Conte d'hiver
gênero: Drama
duração: 1h 54 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Compagnie Eric Rohmer (CER)
direção: Éric Rohmer
roteiro: Éric Rohmer
fotografia: Luc Pagès


Felice e Charles tiveram um romance passageiro de verão que acabou não tendo continuidade por uma confusão de endereços. Cinco anos depois, morando com sua mãe e sua filha, lembrança daquele verão, Felice se divide entre o relacionamento com o cabeleireiro Maxence e o intelectual Loic, sem se decidir enquanto não esquece o passado.

Ainda que já na década de 1990, Conto de Inverno ainda mantém aquele perfil de filmes franceses das décadas de 1960/70 com muitos diálogos e discussões pseudo filosóficas que não levam a lugar algum.

A personagem de Charlotte Véry, que deveria ser a mocinha da história, em certo momento começa a irritar com sua indecisão, parecendo mais ser uma oportunista que deseja se aproveitar dos dois homens interessados nela do que uma mulher com fé em um amor perdido, que supostamente é o que o roteiro propõe.



Ainda assim, a fotografia é interessante, aproveitando bem dos ambientes abertos das cidades francesas, e o final - que acreditava eu fugiria dos clichês hollywoodianos - me surpreendeu ao trazer uma resposta óbvia.

Conto de Inverno não é uma história que prende a atenção, porém não é também tão cansativo quanto parece ser, ainda assim, não entendo sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...