Agonia e Glória

poster filme agonia e glória
título original: The Big Red One
gênero: Guerra
duração: 1h 53 min
ano de lançamento: 1980
estúdio: Lorimar Productions
direção: Samuel Fuller
roteiro: Samuel Fuller
fotografia: Adam Greenberg


Um Sargento, que serviu na Primeira Guerra Mundial, agora conduz um pelotão durante a Segunda Guerra Mundial desde a África do Norte até a Normandia.

Agonia e Glória é mais um dos filmes de guerra presentes entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Acredito que tenha entrado pelo enredo ser baseado na própria experiência do diretor Samuel Fuller que serviu na Segunda Guerra.

E aí que vem minha maior crítica ao filme. Tendo em vista que é um retrato da experiência pessoal do diretor e roteirista, Agonia e Glória me pareceu bem morno.

O que era para ser, e assim é retratado em muitos lugares inclusive no livro, um filme cheio de emoções intensas e e imagens poderosas da guerra, não passa isso.



Dentre todos os filmes de guerra que já vi esse foi o com cenas da batalha em si menos críveis, diálogos que não passaram as angústias e ideais daqueles soldados nem um retrato fiel de uma experiência. E pensar que o diretor fez uma primeira edição de mais de 4 horas.

Ainda assim, dou destaque para a atuação de Lee Marvin e é interessante ver Mark Hamill fora do papel de Luke Skywalker.

Também destaco as cenas onde o interno de um hospício pega uma metralhadora e declara seu entusiasmo pela guerra e a cena em que o personagem de Hamill encontra um nazista escondido e desconta suas angústias nele.

Por fim, no todo, o filme não é memorável, o enredo não aprofunda o suficiente, a trilha sonora me parece uma escolha estranha. talvez a versão do diretor, que foi limada, passaria mais tudo isso do que a final.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...