A Tortura do Medo

poster filme a tortura do medo
título original: Peeping Tom
gênero: Suspense
duração: 1h 41 min
ano de lançamento: 1960
estúdio: Michael Powell (Theatre)
direção: Michael Powell
roteiro: Leo Marks
fotografia: Otto Heller


Mark Lewis passou, na infância, por experimentos bizarros conduzidos pelo pai biólogo na intenção de entender os efeitos do medo no sistema nervoso. Agora adulto, ele se passa por um documentarista para assassinar mulheres enquanto filme suas expressões de terror.

A Tortura do Medo começa com uma sequência de assassinato toda vista a partir do traçado do visor de uma câmera. Só a metalinguagem de estarmos vendo uma filmagem dentro da filmagem já valeria seu lugar nos "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas não temos aqui apenas a história de um serial killer psicopata sendo narrada, a forma como Michael Powell escolheu retratar o pai do personagem nos faz ver nele uma figura digna de empatia.



Além disso, ainda que sendo dos anos 1960, acredito que A Tortura do Medo dialoga muito com os dias atuais pela obsessão por registrar tudo que se vê e a forma como o protagonista apenas sabe representar e ler emoções através do que fotografia e filma.

No final das contas, todos nós somos cúmplices de Mark Lewis ao querermos registrar tudo que vemos. E esse pode ter sido um dos motivos que afastou o público à época, identificação, ainda que não houvesse redes sociais naquele tempo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...