A Regra do Jogo

poster filme a regra do jogo
título original: La règle du jeu
gênero: Comédia, Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1939
estúdio: Nouvelles Éditions de Films (NEF)
direção: Jean Renoir
roteiro: Jean Renoir, Carl Koch
fotografia: Jean-Paul Alphen, Jean Bachelet, Jacques Lemare, Alain Renoir
direção de arte:Max Douy, Eugène Lourié


Após completar um vôo transatlântico em tempo recorde, André fica frustrado ao desembarcar no aeroporto e uma pessoa não o estar esperando. Essa é Christine, mulher do aristocrata Robert. O amigo de André e Christine, Octave, convence Robert a convidá-los para uma festa que acontecerá em sua luxuosa casa de campo. Porém, durante essa festa, várias relações e emoções serão reveladas.

A intenção de Jean Renoir com A Regra do Jogo era fazer uma descrição exata da burguesia da época. Tanto conseguiu que, na época, muitas pessoas saíram dos cinemas revoltadas - teve até um espectador que ameaçou colocar fogo no cinema e foi proibido sendo tido como um perigo à moral. Só por esse feito merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

As atuações são impecáveis, trabalhando bastante um estilo teatral que valoriza muito o humor que existe no filme. O estilo de filmagem também é interessante, valorizando muito que a câmera seja dinâmica, algo ainda raro naquela época.



Porém acredito que o mais valoriza o filme como um clássico que marcou época - o que de fato é - e chocou a sociedade acaba por ser um pouco datado. O roteiro trabalha de forma irônica as aparências em que a alta sociedade vive e desmascara a falta de fidelidade e os casos extraconjugais que existem em todas as classes, tudo isso sendo "resolvido" com o sacrifício de um personagem para que a ordem social se mantenha intacta.

Ainda assim, os pontos que o fizeram ser rejeitado pelo público a época e que o consagram depois hoje não são assim tão mais chocantes. É fácil entender o porquê A Regra do Jogo é tão renomado, ainda assim, não é possível reviver o que foi sentido lá em 1939, por isso, acaba por não impactar tanto atualmente e parecer datado.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...