Tempestade Sobre A Ásia

poster filme tempestade sobre a ásia
título original: Potomok Chingis-Khana
gênero: Guerra, Drama
duração: 2h 07 min
ano de lançamento: 1928
estúdio: Mezhrabpomfilm
direção: Vsevolod Pudovkin
roteiro: Osip Brik, I. Novokshenov
fotografia: Anatoli Golovnya


Um pastor da Mongólia, após enfrentar um mercador de peles ocidental, vê toda sua vida mudar quando se une ao exército socialista e acaba capturado pelo exército britânico. Porém, quando descobrem seu amuleto que prova sua descendência de Gengis Khan ele passa a ser usado para construir um novo governo.

Tempestade Sobre A Ásia chegou até mim pelo "1001 filmes para ver antes de morrer". Já podem imaginar então que, por ser russo, da década de 1920 e mudo não é dos mais fáceis de assistir.

O enredo até que traz uma linha histórica bem interessante e cheia de reviravoltas. As cenas de guerra são impressionantes para a época. Esse é um ponto a ser falado inclusive, a estética do filme é muito interessante e ousada. Com cortes e ângulos bem experimentais, seu estilo flerta muito com o cubismo e surrealismo.

Além disso, o diretor Vsevolod Pudovkin liderou um experimento de filmar pela primeira vez nos territórios virgens e exóticos da Mongólia.

Porém, é um filme de mais de 2h mudo, o que faz com que fique extremamente arrastado. Outro ponto contra é a escolha da trilha sonora. Sim, também é experimental e ousada, mas abusando de sons estridentes faz com que o filme acabe se tornando um pouco irritante.

Voltando à trama, por fim, ela faz mistura interessante de propaganda socialista soviética contra o capitalismo com um estudo etnográfico sobre os mongóis, abusando da ironia ao analisar um ritual budista.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...