Skinheads - A Força Branca

poster filme skinheads a força branca
título original: Romper Stomper
gênero: Drama
duração: 1h 34 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Film Victoria
direção: Geoffrey Wright
roteiro: Geoffrey Wright
fotografia: Ron Hagen
direção de arte: Steven Jones-Evans


Hando é líder de um grupo de skinheads na cidade de Melbourne na Austrália. Envolvido em um triângulo amoroso com gabe, uma garota rica, e Davey, ele promove uma caça aos vietnamitas que vivem na cidade. Porém, quando suas vítimas promovem um contra-ataque, as coisas saem de controle.

Skinheads - A Força Branca é o primeiro longa do diretor Geoffrey Wright e um dos primeiros da carreira de Russell Crowe, que inclusive entrega uma atuação de primeira.

O filme levantou uma grande polêmica na época por questionarem se tratava-se de uma panfletagem racista ou anti-racista. Com isso, e sua violência extrema, ele trouxe um furor próximo ao que aconteceu com "Laranja Mecânica" - inclusive a invasão de uma mansão em dada parte do filme, em muito, remete a esse filme.

O estilo de filmagem e a postura revolta dos personagens também me lembra um tanto "Trainspotting" - mas só porque o vi antes deste, afinal Skinheads - A Força Branca é mais antigo.

O enredo não traz um questionamento aprofundado sobre jovens rebeldes, ou a situação social da Austrália com suas multiculturas. Apenas, talvez, levante um pouco a visão sobre os que vivem à margem da sociedade.

Para quem já assistiu muito filme neste estilo possa parecer um pouco repetitivo, mas isso não tira seu mérito de estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", pois com certeza marcou época.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...