O Reencontro

poster filme o reencontro
título original: The Big Chill
gênero: Comédia, Drama
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Columbia Pictures
direção: Lawrence Kasdan
roteiro: Lawrence Kasdan, Barbara Benedek
fotografia: John Bailey
direção de arte: Ida Random


Quando um amigo se suicida, sete colegas da época da universidade voltam a se reunir. Após 10 anos sem se verem, o reencontro faz com que façam um balanço de suas vidas.

O Reencontro está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Superficialmente ele pode parecer mais uma produção sem graça dos anos 1980. Mas ele fala mais do que isso.

Talvez eu esteja lendo o filme de um lugar comum a mim. Já faz mais de 10 anos que estou formada na faculdade e minha turma de amigos é composta por pessoas bem diferentes entre si, assim como o grupo do filme. Mas sempre consumimos cultura e arte com base em nossa bagagem.

O enredo é simples: o velório reúne esse grupo, que decide passar o final de semana juntos. Entretanto, o cerne acredito estar nos conflitos pessoais de cada personagem; nos rumos que suas vidas tomaram, nas suas vitórias e insatisfações. Os conflitos de um grupo que cresceu em uma década libertária e se encontra , na meia idade, vivendo em uma década consumista. Tudo pesando muito bem entre tristeza e humor.

Pautado num saudosismo e nostalgia, as discussões ficam ainda mais profundos quando unidos ao elenco estrelar. Destaco, principalmente Kevin Kline, Glenn Close, William Hurt e Jeff Goldblum.

Além disso, apesar da história partir de um acontecimento triste, todo o filme é conduzido por uma trilha sonora animada e muito marcante. Ela é parte responsável de trazer a tona os vínculos esquecidos entre o grupo - ainda que não diretamente participativa no enredo.

Talvez daqui uns anos eu até esqueça esse filme. No momento O Reencontro foi uma boa surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...