Hombre

poster filme hombre
título original: Hombre
gênero: Faroeste
duração: 1h 51 min
ano de lançamento: 1967
estúdio: Hombre Productions
direção: Martin Ritt
roteiro: Irving Ravetch, Harriet Frank Jr., Elmore Leonard
fotografia: James Wong Howe


John Russell é um homem branco que foi criado pelos apaches. Quando seu verdadeiro pai morre e deixa para ele uma herança, ele precisa voltar a civilização. Não muito confortável, prefere vender a propriedade e pegar a última diligência. Junto a outros passageiros que parecem esconder segredos, são atacados por bandidos e abandonados no meio do deserto, onde Russell é a única esperança para sobreviverem.

Em Hombre temos uma nova parceria entre Paul Newman e Martin Ritt - que claramente funciona.

O roteiro, ainda que utilize de vários elementos comuns nos faroestes, foge um pouco do lugar comum do índio ser o vilão. Temos aqui um protagonista de dupla etnia que questiona ajudar aos brancos ao ver como eles tratam e trataram os índios. Além disso, o personagem interpretado por Richard Boone - ainda que vilão - ajuda a desvendar a hipocrisia por trás da máscara dos outros viajantes, supostamente cidadãos de bem.

Fora isso, considero que a fotografia e os enquadramentos construídos superam o já batido - ainda que bonito - lugar comum do estilo. A maneira como Hombre é filmado parece trazer mais realidade ao enredo.

Ainda assim, a construção da tensão entre grupos pode parecer um pouco prolongada e cansativa. Mas, independente disso, merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...