Gimme Shelter

poster filme gimme shelter
título original: Gimme Shelter
gênero: Documentário
duração: 1h 31 min
ano de lançamento: 1970
estúdio: Maysles Films
direção: Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin
fotografia: Albert Maysles, David Maysles, Gary Weis


Gimme Shelter é um documentário que acompanha uma turnê dos The Rolling Stones pelos EUA, a organização de um show gratuito e o fim desastroso deste.

Quando vi que havia um documentário acompanhando uma banda de rock entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" achei estranho. Afinal, esse tipo de filme normalmente tem um certo perfil: são apenas diários da vida na estrada de artistas ou são filmes puramente promocionais.

Gimme Shelter foge completamente disso. Apesar de ser um documentário ele foi construído em cima de um roteiro em formato ficcional.

O filme começa com cenas de um show, mas logo passa para uma sala de edição onde os integrantes da banda assistem a gravações e escutam reportagens sobre as consequências do show gratuito em Altamont. Essas cenas vão sendo intercaladas com o desenrolar da organização do show, a escolha dos Hell's Angels como seguranças do show e, por fim, o próprio. Tudo isso cria um ambiente de suspense que faz com que o documentário seja envolvente e prende a atenção.

Outro ponto é que Gimme Shelter levanta um certo contraponto a "Woodstock" e a contracultura, fechando os anos 1960 de forma negativa e mostrando aqueles que pregavam paz e amor como apenas drogados que acharam um saco ter acontecido um assassinato durante o show.

Não sou marcou época mas conseguiu transformar um formato de filme "quadrado" em algo mais interessante.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...