Duas Garotas Românticas

poster filme duas garotas românticas
título original: Les demoiselles de Rochefort
gênero: Musical, Comédia Romântica
duração: 2h
ano de lançamento: 1967
estúdio: Parc Film, Madeleine Films
direção: Jacques Demy
roteiro: Jacques Demy
fotografia: Ghislain Cloquet
direção de arte: Bernard Evein


Duas irmãs gêmeas, Delphine e Solange, vivem na cidade de Rochefort e dão aulas de música e dança. A data de um grande evento se aproxima e a cidade e os moradores estão se organizando para ele. Em paralelo vários acasos amorosos acontecem.

O que mais tem no "1001 filmes para ver antes de morrer" são filmes francesas intelectuais dos anos 1960/70. Então imaginem minha surpresa ao encontrar na lista Duas Garotas Românticas um musical francês da mesma época e bem água com açúcar.

Confesso que em muitos momentos fiquem esperando que tudo fosse uma grande sátira aos musicais hollywoodianos, que houvesse alguma crítica cultural ou social. Mas não. Foi apenas um enredo romântico com muita música e dança (inclusive, há uma música que a personagem de Françoise Dorléac toca em uma corneta que me lembrou uma música de outro musical, suspeito que de "La La Land" - uma produção que faz um bem bolado de vários musicais).

Com certeza Duas Garotas Românticas é um bom passatempo, com uma estética muito bonita, usando e abusando de cores alegres e vibrantes. Porém, ainda que bem coreografadas, as apresentações musicais não chegam aos pés dos musicais americanos. É só observar as cenas em que Gene Kelly dança com bailarinos ao fundo e, mesmo fazendo exatamente os mesmos passos, vê-se claramente a discrepância entre eles e como ele o faz de forma mais natural.

Falando nisso, Catherine Deneuve me parece muito desconfortável nesse papel, fora de sua zona de conforto e fazendo algo que não condiz com seus ideais artísticos.

A trilha sonora é bem gostosa e a história é leve e fácil de acompanhar. Com certeza uma obra feita para alegrar e deixar o espectador com a energia lá em cima.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...