título original: The Docks of New York
gênero: Drama
duração: 1h 16 min
ano de lançamento: 1928
estúdio: Paramount Pictures
direção: Josef von Sternberg
roteiro: Jules Furthman, John Monk Saunders, Julian Johnson
fotografia: Harold Rosson
O navio onde Bill trabalha atraca em Nova York e seu chefe apenas o libera descer quando terminar o serviço. Quando finalmente consegue, se depara com uma mulher se afogando no porto. Um romance surge naturalmente entre eles, mas as coisas não serão tão fáceis.
Docas de Nova York é um dos últimos filmes do reinado do cinema mudo, e com certeza veio para marcar esse momento, não por acaso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".
O enredo e o romance andam por zonas confortáveis, não trazendo muitas surpresas. Ainda assim, as atuações já começam a ser mais elaboradas - fugindo dos exageros do início do cinema mudo - mas trazendo expressões corporais bem elaboradas e precisas.
Outro ponto é a fotografia, há uma diferença gigantesca entre dia e noite no estilo que ajudam a contar a história. Enquanto a fotografia noturna traz um mistério a da manhã transparece uma desilusão.
Mas destaco principalmente a fotografia noturna, muito voltada para o estilo de film noir, usa muito bem as fumaças, contrastes e sombras - trazendo uma modernidade para Docas de Nova York, talvez vislumbrando o que viria dali para frente.
CLASSIFICAÇÃO: BOM
Poster e Ficha Técnica: IMDb
gênero: Drama
duração: 1h 16 min
ano de lançamento: 1928
estúdio: Paramount Pictures
direção: Josef von Sternberg
roteiro: Jules Furthman, John Monk Saunders, Julian Johnson
fotografia: Harold Rosson
O navio onde Bill trabalha atraca em Nova York e seu chefe apenas o libera descer quando terminar o serviço. Quando finalmente consegue, se depara com uma mulher se afogando no porto. Um romance surge naturalmente entre eles, mas as coisas não serão tão fáceis.
Docas de Nova York é um dos últimos filmes do reinado do cinema mudo, e com certeza veio para marcar esse momento, não por acaso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".
O enredo e o romance andam por zonas confortáveis, não trazendo muitas surpresas. Ainda assim, as atuações já começam a ser mais elaboradas - fugindo dos exageros do início do cinema mudo - mas trazendo expressões corporais bem elaboradas e precisas.
Outro ponto é a fotografia, há uma diferença gigantesca entre dia e noite no estilo que ajudam a contar a história. Enquanto a fotografia noturna traz um mistério a da manhã transparece uma desilusão.
Mas destaco principalmente a fotografia noturna, muito voltada para o estilo de film noir, usa muito bem as fumaças, contrastes e sombras - trazendo uma modernidade para Docas de Nova York, talvez vislumbrando o que viria dali para frente.
CLASSIFICAÇÃO: BOM
Poster e Ficha Técnica: IMDb
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