Docas de Nova York

poster filme docas de nova york
título original: The Docks of New York
gênero: Drama
duração: 1h 16 min
ano de lançamento: 1928
estúdio: Paramount Pictures
direção: Josef von Sternberg
roteiro: Jules Furthman, John Monk Saunders, Julian Johnson
fotografia: Harold Rosson


O navio onde Bill trabalha atraca em Nova York e seu chefe apenas o libera descer quando terminar o serviço. Quando finalmente consegue, se depara com uma mulher se afogando no porto. Um romance surge naturalmente entre eles, mas as coisas não serão tão fáceis.

Docas de Nova York é um dos últimos filmes do reinado do cinema mudo, e com certeza veio para marcar esse momento, não por acaso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O enredo e o romance andam por zonas confortáveis, não trazendo muitas surpresas. Ainda assim, as atuações já começam a ser mais elaboradas - fugindo dos exageros do início do cinema mudo - mas trazendo expressões corporais bem elaboradas e precisas.

Outro ponto é a fotografia, há uma diferença gigantesca entre dia e noite no estilo que ajudam a contar a história. Enquanto a fotografia noturna traz um mistério a da manhã transparece uma desilusão.

Mas destaco principalmente a fotografia noturna, muito voltada para o estilo de film noir, usa muito bem as fumaças, contrastes e sombras - trazendo uma modernidade para Docas de Nova York, talvez vislumbrando o que viria dali para frente.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...