Digam O Que Quiserem

poster filme digam o que quiserem
título original: Say Anything...
gênero: Comédia Romântica
duração: 1h 40 min
ano de lançamento: 1989
estúdio: Gracie Films
direção: Cameron Crowe
roteiro: Cameron Crowe
fotografia: László Kovács
direção de arte: Mark W. Mansbridge


Diane, a melhor estudante de sua escola, está com a vida praticamente feita, conseguiu uma bolsa de estudos na Inglaterra. Porém, no último verão antes de partir conhece Lloyd, um ótimo rapaz mas que não faz ideia do que fazer da vida.

Digam O Que Quiserem se diferencia dos padrões das comédias românticas em alguns pontos, vamos começar pelo fato de o rapaz ser quem investe no relacionamento enquanto a moça está mais focada em sua futura carreira e bem cética em relação a se envolver emocionalmente.

Outro ponto é como as partes boas e ruins da relação se desenvolvem; ao contrário do lugar comum de tornar tudo piegas, meloso e dramático, Cameron Crowe conseguiu trazer ao roteiro elementos bem realistas de um romance adolescente. E acredito que este é o grande destaque do filme, pois - pelo menos para quem cresceu nos anos 1980/90 - é difícil não se identificar com algumas situações (ligar para a casa da pessoa, os pais atenderem e você ter de se virar, por exemplo).

Ainda assim, acho que por essas razões Digam O Que Quiserem merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer"? Não. Mas foi um bom entretenimento.

Além disso, temos John Cusack em uma atuação de primeira e alguns diálogos que me marcaram muito como eles discutindo a possibilidade de serem "amigos com potencial" ou o pai chamando Lloyd de apenas uma distração e ele respondendo: "uma distração que vai para a Inglaterra, senhor".

Vale o passatempo com certeza. E a famosa cena da caixa de som é fofa.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...