Vestígios do Dia

poster filme vestígios do dia
título original: The Remains of the Day
gênero: Drama
duração: 2h 14 min
ano de lançamento: 1993
estúdio: Columbia Pictures
direção: James Ivory
roteiro: Kazuo Ishiguro, Ruth Prawer Jhabvala
fotografia: Tony Pierce-Roberts
direção de arte: Luciana Arrighi


James Stevens foi mordomo de uma famosa casa de campo, Darlington Hall. Lá, trabalhou junto a governanta, Sally Kenton. O filme traz a construção da relação entre os dois e a retomada desse contato anos depois.

O enredo de Vestígios do Dia promete romance, drama e até mesmo uma pitada de crítica histórica, mas nada se desenvolve.

A relação entre James e Sally vai construindo aos poucos uma tensão e um drama, tudo pautado em sentimentos platônicos, mas nada disso vem à tona. Ainda que a trama se desenvolva de forma a parecer nos levar a um clímax isso não acontece.

Por outro lado, temos um patrão que flerta com o nazismo e isso parece que irá trazer algo a mais para a história - afinal o mordomo está sempre circulando por entre as reuniões - e isso também não leva a nada.

Inclusive, a fidelidade do mordomo a seu emprego e ao perfeccionismo para com a função me parece mais ser o tema de Vestígios do Dia. Esses pontos, que vejo como problemas, citados anteriormente seriam facilmente resolvidos se o personagem principal se envolvesse um pouco mais no mundo real além de seu trabalho.

Não há o que dizer das atuações de Anthony Hopkins e Emma Thompson, ambos estão completamente entregues aos papéis. Por outro lado, é engraçado encontrar aqui dois atores que voltariam a trabalhar juntos em Game Of Thrones - Lena Headey e Peter Vaughan.

Por fim, Vestígios do Dia é um filme poetizado e e visualmente muito bonito, mas parece nos deixar sempre na espera por algo a mais.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...