Uma História de Natal

poster filme uma história de natal
título original: A Christmas Story
gênero: Comédia
duração: 1h 34 min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Bob Clark
roteiro: Jean Shepherd, Leigh Brown, Bob Clark
fotografia: Reginald H. Morris
direção de arte: Reuben Freed


Anos 1940, Ralphie sonha em ganhar de presente de Natal uma espingarda de ar comprimido. Porém, quanto mais tenta convencer seus pais, mais o presente parece se tornar uma ideia distante.

Uma História de Natal entrou para minha lista por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", porém ainda estou tentando entender o porquê dele figurar entre os 1001.

É um filme fofo, engraçadinho e é interessante a perspectiva escolhida das lembranças de um adulto mas claramente com a visão saudosista e lúdica que tem da infância.

Ainda assim, é um filme bem comum de natal. O que me faz acreditar que marcou época entre os americanos, virou um daqueles filmes de clássicos de final de ano e por isso entrou na lista.

Podemos também ver em Uma História de Natal uma crítica sarcástica aos valores familiares, o saudosismo ao passado e, principalmente ao Natal e sua transformação em uma data de puro consumismo. Mas não acredito que seja por isso que se tornou um sucesso.

Independente disso, o pequeno Peter Billingsley com certeza rouba a cena, mesmo estando na presença de grandes nomes como Melinda Dillon e Darren McGavin.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...