Estranhos no Paraíso

poster filme estranhos no paraíso
título original: Stranger than Paradise
gênero: Comédia, Drama
duração: 1h 29 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: Cinesthesia Productions
direção: Jim Jarmusch
roteiro: Jim Jarmusch
fotografia: Tom DiCillo
direção de arte: Matt Buchwald, Sam Edwards, Louis Tancredi, Stephen Torton


Willie mora em um pequeno apartamento em Nova York. Certo dia recebe a visita de sua prima húngara Eva que, após uns dias, segue para a casa da tia em Cleveland. Sem nada para fazer Willie e seu amigo Eddie vão atrás da prima e seguem em viagem para Flórida.

Estranhos no Paraíso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Graças ao livro descubro alguns filmes bem interessantes, mas outros que são um martírio. Esse se encaixa neste último caso.

Supostamente o filme tenta falar sobre o sonho americano de estrangeiros sendo destruído ao chegarem aos EUA e verem que é um país tão comum e monótono quanto qualquer outro.

Mas o que temos? Um enredo que vai de nenhum lugar a lugar algum, com personagens que parecem não gostar de estar em companhia um dos outros mas que mesmo assim continuam juntos e com diálogos mínimos que não dizem nada.

Além disso, todo o elenco passa a arrastada 1h29 com cara de blasé - lugar comum em filmes alternativos ditos como cults.

Para não dizer que não há nada de bom, a fotografia é bonita, minimalista e limpa. Ainda assim, todas as cenas são intermediadas por cortes secos de uma tela preta de 1 ou 2s que, há certo ponto do filme, começa a ficar insuportável.

Estranhos no Paraíso é o primeiro filme da carreira de Jim Jarmusch e primeiro que assisti, por mim não veria mais nenhum mas ainda tem mais dois na lista. Precisarei de coragem.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...