Ela Quer Tudo

poster filme ela quer tudo
título original: She's Gotta Have It
gênero: Comédia Romântica
duração: 1h 24 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: 40 Acres & A Mule Filmworks
direção: Spike Lee
roteiro: Spike Lee, Zora Neale Hurston
fotografia: Ernest R. Dickerson
direção de arte: Wynn Thomas


Nola é uma mulher negra que vive em Nova York e mantêm relacionamentos com três homens enquanto questiona se é uma "esquisitona" por conta de seu apetite sexual.

Um dos primeiros filmes da carreira do diretor Spike Lee, Ela Quer Tudo entrou para a minha lista por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

É fácil entender a ousadia do filme, a forma como ele constrói o preto e branco, o uso de cores em momentos específicos. Também a maneira como o diretor escolhe apresentar Nova York, não só os enquadramentos mas também as imagens estáticas apresentadas durante o filme.

Por se tratar de um diretor afro-americano ele talvez tenha inserido no hall da fama do cinema pautas negras, o que traz uma grande importância ao seu trabalho. No caso específico de Ela Quer Tudo há também assuntos tabus à época, como a liberdade sexual feminina.

Porém, ainda que precisemos assistir da perspectiva daquele povo naquela época, esse foi bem difícil. Por duas razões: cenas de sexo explícito na década de 1980 já eram bem comuns nas pornochanchadas no Brasil com isso não me parece tão revolucionário, segundo ponto é a hiperssexualização da mulher negra - pauta muito exposta por aqui - que me incomoda ver no filme - mas que não sei como é vista nos EUA.

Além disso, temos uma cena de estupro que é completamente normalizada, a ponto da Nola achar que o cara tinha razão e é o certo para ela após o acontecimento. Sei que, atualmente, Spike Lee se arrepende dessa sequência, mas é difícil assisti-la e tentar ver "com os olhos da época".

Por fim, apesar de ser um filme curto acaba sendo arrastado e parece durar muito mais tempo. Vale vê-lo por sua importância na história mas não é um filme que me agradou.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...