1917

poster filme 1917
título original: 1917
gênero: Guerra, Drama
duração: 1h 59 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: DreamWorks
direção: Sam Mendes
roteiro: Sam Mendes, Krysty Wilson-Cairns
fotografia: Roger Deakins
direção de arte: Dennis Gassner


1917, Primeira Guerra Mundial. Dois soldados são recrutados para levar uma mensagem a outro batalhão, cessar um ataque e poupar a vida de milhares.

O roteiro de 1917 parece imbecil de tão simples. Para quem já viu muitos filmes de guerra sabe como eles costumam focar na parte da ação ou nos sentimentos dos envolvidos.

Temos aqui um enredo onde acompanhamos a saga de dois personagens em percorrer do ponto A ao B no meio de um conflito. Isso talvez lembre "O Resgate do Soldado Ryan", mas ainda que seja mais simples que esse, é muito mais grandioso.

E isso se deve muito a sua construção e direção. O filme foi todo arquitetado como um plano sequência único. Quando soube disso me deu uma certa agonia. Minha experiência com "O Regresso", ainda que estupenda, foi muito cansativa. Mas aqui não, na verdade, é tão orgânico que você quase não percebe que está acompanhando "a mesma cena" desde o princípio.

Junto a isso temos a trilha sonora e o trabalho de som, que colabora muito para construir as tensões de cada momento do filme. Tudo trabalhado detalhadamente para encaminhar sua atenção e emoções para o clímax do filme. E que clímax!

Temos nos papéis principais dois atores que talvez não sejam tão conhecidos, Dean-Charles Chapman e George MacKay, mas é divertido ver aparecendo aos poucos grandes nomes como: Colin Firth, Mark Strong, Andrew Scott e Benedict Cumberbatch. Inclusive, engraçado ver Moriarty e Sherlock untos novamente.

O que o Oscar 2019 teve de morno, o Oscar 2020 está compensando. Temos tantos filmes incríveis esse ano que, praticamente, ao completar a lista de Melhor Filme você acaba preenchendo quase todas as outras. Minha aposta nesta categoria está entre 1917 e "Coringa". E a de vocês?


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...