Um Assunto de Mulheres

poster filme um assunto de mulheres
título original: Une Affaire de Femmes
gênero: Drama
duração: 1h 48 min
ano de lançamento: 1988
estúdio: MK2 Productions
direção: Claude Chabrol
roteiro: Claude Chabrol, Colo Tavernier, Francis Szpiner
fotografia: Jean Rabier
direção de arte: Françoise Benoît-Fresco


Maria é uma mulher pobre que cuida de dois filhos praticamente sozinha, enquanto o marido serve na Segunda Guerra Mundial. Durante sua ausência e, quando o marido retorna não conseguindo trabalhar, ela passa a fazer abortos clandestinos em casa como forma de renda.

O enredo de Um Assunto de Mulheres, apesar de ser de época, ainda é muito atual e trata de um tema ainda delicado e que - em tempos de uma sociedade cada vez mais fundamentalista - não encontra espaço para ser discutido de forma correta.

Isabelle Huppert está ótima no papel principal e exala toda a transformação de sua personagem de uma dona de casa pobre e conformada a uma mulher segura que detém o poder em suas mãos e que sabe fazer dinheiro.

Por esses dois pontos entendo sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Ainda assim, o desenvolver da história parece um pouco confuso e raso, passando de uma situação a outra de forma muito rápida, sem dar tempo para que acostumemos com a nova etapa ou entendamos que se passou um certo tempo.

Além disso, a fotografia, iluminação e ambientação dos primeiros 30 minutos de filmes são estranhos. Não parecem passar veracidade, a sensação que fica é que o tempo todo estamos vendo que é um cenário com luzes produzidas (e é isso em todos os filmes, mas não deveria transparecer).

É uma obra que tem seu valor, mas não prende a atenção como acredito que deveria.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...