Era Uma Vez Em... Hollywood

poster filme era uma vez em... hollywood
título original: Once Upon a Time ...in Hollywood
gênero: Comédia
duração: 2h 41 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Columbia Pictures
direção: Quentin Tarantino
roteiro: Quentin Tarantino
fotografia: Robert Richardson
direção de arte: Barbara Ling


Los Angeles, 1969. O astro de TV e faroestes Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth tentam construir os caminhos de suas carreiras em uma indústria onde não se reconhecem mais. Em paralelo, fatos marcantes daquele ano vão se desenvolvendo.

Como esperado em filmes de Quentin Tarantino, Era Uma Vez Em... Hollywood traz muitas referências. E, óbvio que, em um filme que se passa dentro da indústria cinematográfica, essa característica ficaria ainda mais escancarada.

Para os nostálgicos esse é um prato cheio. Para cada cena há uma referência ao cinema, TV ou cenário musical dos anos 1960 ou início de 1970. Se tiver paciência, pode ir parando o filme e pesquisando os nomes de atores, diretores e filmes citados e verificar que quase sua totalidade é real.

Ainda assim, aqui temos um filme que - se caísse na minha mão sem ter tiro nenhuma informação antes - talvez não reconhecesse como sendo de Tarantino. Sua condução é arrastada para a duração que tem e faz com que suas longas 2h40 pareçam ainda maiores. Falta a dinâmica rápida de ideias e exposições que costumam estar presentes em suas produções. Ironicamente, ainda que acredite que uns 40 minutos de filme poderiam ser facilmente cortados, também acredito que o clímax final poderia ter sido melhor desenvolvido e, assim, ser prolongado.

Inclusive, o enredo. E neste parágrafo talvez dê alguns spoilers, então pule para o próximo [SPOILER/] Através de personagens fictícios, o roteiro retrata um ambiente real: a família Manson e seu ataque a casa de Sharon Tate. Na história vemos o diretor e autor utilizar da mesma ferramenta usada em Bastardos Inglórios e alterar o final de um fato real. Porém, o elemento surpresa utilizado no primeiro e que causou tanto furor à época, talvez não cause o mesmo efeito aqui por não ter mais aquele gostinho de novidade. [\SPOILER]

Quanto elenco, Brad Pitt e Leonardo DiCaprio estão ótimos como os cowboys machões remetendo muito a atores da época como John Wayne, Clint Eastwood ou mesmo Steve McQueen, citado no filme. Achava que as participações de Al Pacino e Margot Robbie seriam mais expressivas e acabaram não chamando tanta atenção. Mas atenção a curta aparição de Julia Butters: a garotinha arrasa.

Houve também uma polêmica em cima da cena em que Bruce Lee aparece. Confesso que ri, pois o considero uma figura um tanto quanto caricata, e até entendo a intenção de mostrar como Cliff como dublê era forte por conseguir derrotá-lo. Mas também dou razão a família por ter se sentido ofendida e as questões de racismo levantadas.

Estética, figurino, fotografia e trilha sonora são muito bem colocados e construídos em função do enredo. Entretanto, esperava mais até mesmo pelo burburinho criado em cima de Era Uma Vez Em... HOllywood e não considero digno do lugar que conquistou no Oscar.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...