8 1/2

poster filme fellini 8 1/2
título original: 8 1/2
gênero: Drama
duração: 2h 18 min
ano de lançamento: 1963
estúdio: Cineriz, Francinex
direção: Federico Fellini
roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Brunello Rondi
fotografia: Gianni Di Venanzo
direção de arte: Piero Gherardi


Guido, um cineasta, está prestes a rodar seu próximo filme que ainda não sabe como será e atravessando uma crise existencial. Pressionado por produtores, esposa, amante, amigos, passa a misturar realidade com ficção e lembranças do passado.

Federico Fellini é daqueles diretores renomados e complicados. Acredito que esse é o oitavo filme que assisto dele e, talvez, só lá pelo quinto comecei a criar um interesse por sua obra, não digo gostar por considerar uma palavra muito forte. Todos vistos por fazerem parte da lista dos "1001 filmes para ver antes de morrer".

Ontem (20/01/2020) foi a data de seu centenário e tive, por isso, a oportunidade de ver no Telecine Cult este filme que falo agora, 8 1/2.

Para quem já viu algumas de suas obras, as situações apresentadas são quase lugar comum. Para quem nunca viu pode parecer uma maluquice sem pé nem cabeça.

Mas, por mais fantasioso que seja, acredito ser um dos seus filmes com um raciocínio mais lógico. A obra toda é metalinguagem e autoanálise. Temos aqui um diretor durante uma crise pessoal analisando não só a si mas a todo o processo criativo e produtivo do cinema.

Além disso, a estética criada em 8 1/2 é atemporal. Usando e abusando de ambientes com contrastes fortes entre o preto e o branco, de formas geométricas e de enquadramentos que põem em dúvida o que é rela ou não, Federico Fellini talvez tenha com este filme começado a caminhada para a modernidade dentro do cinema.

Marcello Mastroianni está em ótima forma no papel principal, conseguindo passar todos os sentimentos incumbidos a alguém em uma crise existencial e artística.

A trilha sonora é pontual e bem trabalhada, trazendo ainda mais brilhantismo às cenas.

Porém, não se engane, não é um filme fácil. Se o assistisse em um dia um pouco mais cansada ou sem paciência, com certeza não conseguiria ver tudo isso que vi.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...