título original: Le notti di Cabiria
gênero: Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1957
estúdio: Dino de Laurentiis Cinematografica
direção: Federico Fellini
roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Pier Paolo Pasolinifotografia: Aldo Tonti
direção de arte: Piero Gherardi
Cabíria é uma prostituta que vive em Roma e sonha com um amor verdadeiro. Enquanto busca, incansavelmente, encontra muitas decepções e uma possível promessa de mudança de vida.
Federico Fellini é um dos diretores mais renomados da história do cinema. Isso joga a expectativas em relação a seus filmes lá em cima e, para quem está mais acostumado ao cinema comercial, pode ser um balde de água fria. Eu mesma levei algum tempo para aprender a assistir seus filmes. Sendo assim, não é de surpreender que praticamente toda a sua obra estejam entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", e não foi diferente com Noites de Cabíria.
Porém, pela primeira vez não achei apenas artisticamente interessante um filme seu, me envolvi de verdade com a obra. O enredo é simples e profundo ao mesmo tempo, é fácil se encantar pela personagem principal e criar empatia por sua história.
Giulietta Masina, figurinha carimbada nos filmes do diretor e sua esposa, tira de letra esse papel. Ela consegue deixar a personagem agradável, simpática e até mesmo engraçada - com um tom triste ainda assim - em alguns momentos. A prostituta ingênua não apenas é a protagonista presente até mesmo no título do filme, mas a responsável pela facilidade de assistir à obra.
A proximidade da realização realização de seus desejos cria uma esperança que beira o cruel. Ainda assim, sua alegria e a pureza do seu coração permanecem. Entretanto esse olhar não é construído para que se tenha compaixão pela personagem, pois temos, apesar de tudo, uma personagem forte e mostra a perspectivas daqueles com uma vida destruída que, mesmo assim, seguem em frente.
Ainda que a falta de sincronicidade entre áudio e atuação nos filmes italianos de época continue me incomodando muito, neste, praticamente consegui ignorar o defeito pela qualidade da trama.
CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO
Poster e Ficha Técnica: IMDb
gênero: Drama
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1957
estúdio: Dino de Laurentiis Cinematografica
direção: Federico Fellini
roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Pier Paolo Pasolinifotografia: Aldo Tonti
direção de arte: Piero Gherardi
Cabíria é uma prostituta que vive em Roma e sonha com um amor verdadeiro. Enquanto busca, incansavelmente, encontra muitas decepções e uma possível promessa de mudança de vida.
Federico Fellini é um dos diretores mais renomados da história do cinema. Isso joga a expectativas em relação a seus filmes lá em cima e, para quem está mais acostumado ao cinema comercial, pode ser um balde de água fria. Eu mesma levei algum tempo para aprender a assistir seus filmes. Sendo assim, não é de surpreender que praticamente toda a sua obra estejam entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", e não foi diferente com Noites de Cabíria.
Porém, pela primeira vez não achei apenas artisticamente interessante um filme seu, me envolvi de verdade com a obra. O enredo é simples e profundo ao mesmo tempo, é fácil se encantar pela personagem principal e criar empatia por sua história.
Giulietta Masina, figurinha carimbada nos filmes do diretor e sua esposa, tira de letra esse papel. Ela consegue deixar a personagem agradável, simpática e até mesmo engraçada - com um tom triste ainda assim - em alguns momentos. A prostituta ingênua não apenas é a protagonista presente até mesmo no título do filme, mas a responsável pela facilidade de assistir à obra.
A proximidade da realização realização de seus desejos cria uma esperança que beira o cruel. Ainda assim, sua alegria e a pureza do seu coração permanecem. Entretanto esse olhar não é construído para que se tenha compaixão pela personagem, pois temos, apesar de tudo, uma personagem forte e mostra a perspectivas daqueles com uma vida destruída que, mesmo assim, seguem em frente.
Ainda que a falta de sincronicidade entre áudio e atuação nos filmes italianos de época continue me incomodando muito, neste, praticamente consegui ignorar o defeito pela qualidade da trama.
CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO
Poster e Ficha Técnica: IMDb
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