JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar

poster filme jfk a pergunta que não quer calar
título original: JFK
gênero: Drama, Suspense
duração: 3h 09 min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Warner Bros.
direção: Oliver Stone
roteiro: Oliver Stone, Zachary Sklar, Jim Garrison, Jim Marrs
fotografia: Robert Richardson
direção de arte: Victor Kempster


Jim Garrisson é promotor de justiça de Nova Orleans quando JFK é assassinado. Não satisfeito como o parecer final da Comissão Warren, ele passa a investigar o caso por fora e se depara com sinais de uma conspiração.

Neste filme Oliver Stone parte de teorias levantadas à época por Garrisson para criar um filme questionador sobre o que realmente teria acontecido. Seu enredo, provavelmente polêmico, dividiu o público entre os que se surpreenderam com os pontos levantados e irritou a outros.

E o grande trunfo de JFK: A Pergunta que Não Quer Calar é exatamente conseguir conduzir um enredo denso, e conspiratório, de forma fluida e dinâmica por mais de três horas. Só por isso já entendo que merece seu posto entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Porém, se isso não basta, todas as teorias levantadas - acreditando ou não nelas - são muito bem desenvolvidas e podem levar qualquer um a questionar a história oficial que conhecem. Infelizmente só saberemos a verdade, ou não, quando os papéis sigilosos ficarem disponíveis em alguns anos.

Além disso temos um elenco recheado de grandes nomes. Joe Pesci e Tommy Lee Jones, em personagens um tanto quanto excêntricos, trazem um quê de esquisitice necessário para complementar à trama conspiratória. Gary Oldman e Donald Sutherland, ainda que apareçam pouco, sempre mostram seu máximo.

Até mesmo Kevin Costner, que na minha opinião é um ator mediano, brilha. Inclusive, sua cena quase final, onde está no julgamento é um dos melhores momentos do filme. Não só o texto do monólogo é incrível e prende a atenção do começo ao fim, como ainda é finalizado com uma quebra da quarta parede de arrepiar.

Um filme que tinha tudo para ser arrastado, cansativo e confuso, consegue ser fluido e sedutor do começo ao fim. Verdade ou não, vale cada segundo.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...