Anatomia De Um Crime

poster filme anatomia de um crime
título original: Anatomy of a Murder
gênero: Policial, Suspense
duração: 2h 41 min
ano de lançamento: 1959
estúdio: Otto Preminger Films
direção: Otto Preminger
roteiro: Wendell Mayes , John D. Voelker
fotografia: Sam Leavitt
direção de arte: Boris Leven


Paul Biegler é um advogado que prefere pescar a trabalhar. Porém, aceita defender o Tenente Manion, acusado de matar um bartender que teria estuprado sua esposa. Por outro lado, a promotoria afirma que ele tenha agido de caso pensado, pois sua esposa, de comportamento promíscuo, estaria tendo um caso com o assassinado.

Um filme de juri, da década de 1950, em preto e branco, pode ser muito cansativo para a maioria das pessoas. Eu mesma confesso que acredito que seria possível fazer uma produção com a mesma qualidade, porém com uma meia a hora a menos.

Ainda assim, o mais interessante aqui é observar o enredo e a forma como ele desenvolve o jogo da advocacia. Nesta história você não verá a justiça sendo feita, mas sim a lei. Esse pode ter sido o diferencial que incluiu Anatomia De Um Crime entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O filme fugiu do lugar comum da sua época, também, com os grafismos da abertura, a trilha sonora composta com jazz e o uso de termos até então nunca usados publicamente antes como: calcinha, estupro e espermatogênese.

Mas voltando a trama, é interessante observar como o trabalho do advogado e promotor são desenvolvidos, mostrando a necessidade que há neles de incorporar outros "eus" para a defesa e acusação. Independente do certo e errado, estamos falando do comprometimento desses com suas funções.

Peço atenção ao jogo de cena, apesar de termos uma ação em primeiro plano, em alguns momentos, o que acontece em segundo plano conta muito mais para a história. Outro detalhe é o contraponto entre o caipirão de James Stewart e o refinado advogado da capital de George C. Scott e como esse é um ponto importante no desenvolver das suas defesas.

Único ponto que me incomodou um pouco foi a construção da esposa vulgar como, de certa forma, culpada pelo ocorrido. Mas nada de novo no front que não vemos acontecendo até hoje.

Com certeza um clássico e precursor dos filmes de juri que ainda viriam.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...