Carcereiros - O Filme. Cinema nacional cheio de ação

poster carcereiros o filme
gênero: Ação
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 2019
estúdio: Globo Filmes, Gullane
direção: José Eduardo Belmonte
roteiro: Marçal Aquino, Fernando Bonassi, Dennison Ramalho, Marcelo Starobinas, Dráuzio Varella
fotografia: Alexandre Ramos


texto produzido para Central42

Sinopse


Adriano é um carcereiro que, apesar dos conflitos com a família, se dedica a seu trabalho e busca garantir a tranquilidade no presídio. Em meio a uma luta entra facções, ele ainda precisa lidar com a chegada de Abdel, um terrorista que a Polícia Federal instala no presídio para que passe a noite antes de ser deportado. Junto a tudo isso o conjunto penitenciário ainda sofre uma invasão. Carcereiros O Filme é baseado no livro de Drauzio Varella e traz a realidade destes homens que passam o dia atrás das grades, mesmo não estando presos.

cena carcereiros o filme

O que esperar de Carcereiros - O Filme?


Muitos devem pensar: será esse apenas um filme continuação do que já vimos na TV? Não exatamente. Sim, para quem já acompanhava a série Carcereiros o filme poderá parecer um capítulo mais longo. Inclusive, a própria equipe de roteiristas e diretor comentaram, durante coletiva, que primeiramente a intenção era que o filme fosse o primeiro capítulo da 2ª temporada. Ainda assim, para quem nunca viu a produção da TV não há problema algum em ver o filme.




A princípio acredito que é necessário pontuar o interesse da produção em trabalhar a temática desta figura singular, a do profissional que se encontra na fronteira entre o Estado e o crime organizado. Uma frase do diretor José Eduardo Belmonte que parece definir o carcereiro é:

"É uma profissão onde você trabalha desarmado, muitas vezes é 1 para cada 400. Onde a palavra é um elemento de força que precisa valer mais que um fuzil."

Portanto, ainda que se trate de um filme de ação sua intenção não é colocar um lado ou outro como herói ou bandido. Mas sim, retratar o intermediário como um tipo de juiz neutro que unicamente tem a missão de manter os prisioneiros dentro da cadeia e vivos.
Sobre a qualidade do filme

Tendo isso posto, passemos aos elemento técnicos. Tratando-se de uma co-produção Globo Filmes é claro que veremos ali ainda alguns elementos que nos remetem as produções para televisão. Tanto em qualidade técnica quanto a elenco.

Ainda assim nada disso é demérito. A qualidade da direção e fotografia consegue entrelaçar muito bem o que o olho do fã da série já está acostumado com novos elementos. Carcereiros O Filme usa muito bem dos closes e câmeras na mão - trêmula e em cenas de movimento - para passar a tensão da trama.

Elenco

Por outro lado, mais um ponto muito ligado à TV é o elenco. Não só por termos um galã de novelas no papel principal, mas também um ex-participante do BBB. Durante coletiva de imprensa, Rodrigo Lombardi comentou sobre como o papel estava destinado a Domingos Montagner porém, uma semana antes de começarem as filmagens da série, houve o acidente que culminou em sua morte. Por essa razão, ele teve um período muito curto de adaptação ao personagem e concluiu que seu laboratório e construção do Adriano aconteceu simultaneamente ao que seria a adaptação de alguém ao trabalho de carcereiro.

elenco carcereiros o filme

Quanto a entrada de Kaysar Dadour no elenco, recém saído do BBB, tanto José Eduardo Belmonte quando Rodrigo Lombardi fizeram vários elogios. O diretor relatou procurar um não ator dentro da comunidade árabe para o papel do terrorista; como não estava acompanhando o reality recebeu seu teste sem saber de quem se tratava e se impressionou com seu desempenho. Já o ator Rodrigo Lombardi levantou a importância da história de vida de Kaysar para o grupo e para a construção do personagem, além de reforçar que a arte tem espaço para todos.

Entretanto, acho importante registrar uma participação em específico. Rafael Portugal interpreta um pastor no filme. Durante sua exibição na cabine de imprensa muitas pessoas presentes riam durante sua aparição. Por mais que tenha destaque como comediante, todavia sentia que seu trabalho ali divergia. Ao levantar a questão para o diretor José Eduardo Belmonte, o mesmo afirmou que seu papel não se tratava de um alívio e que Rafael foi escalado por ser um ator de qualidade com o qual deseja muito trabalhar. Portanto fica o aviso para que os espectadores retirem esse filtro do humor ao olhar para esse personagem, inclusive pois sua participação é extremamente dramática. 

Pontos finais sobre Carcereiros O Filme

Extremamente eletrizante e com um fluxo de narrativa bem construído, as quase 2 horas de filme passarão como um capítulo de série.

A fotografia é crua e coerente com o enredo, trazendo a tensão necessária como complementação da história.

A única crítica que faria é a um fato do enredo de certa forma crucial , que pode passar despercebido mas ao notar incomoda. E aqui vai um possível SPOILER. Avisado? Então vamos lá [SPOILER/] Se a intenção era resgatar o personagem de Dan Stulbach com vida, por quê a equipe de invasores metralhava todos que encontravam e depois verificava se era ele ou não? Enquanto não sabemos quem eles estão à procura esse fato é muito importante para criar várias teorias e crescer a tensão do filme. Porém, quando tudo é esclarecido o ocorrido anteriormente deixa de fazer sentido. [\SPOILER]

Ainda assim, com certeza é uma ótima produção de ação nacional que arrisco dizer que alcançará grandes públicos. E vocês, estão ansiosos para assistir?


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...