Operação Dragão

poster filme operação dragão
título original: Enter The Dragon
gênero: Ação, Policial
duração: 1h 42 min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Warner Bros.
direção: Robert Clouse
roteiro: Michael Allin
fotografia: Gil Hubbs


Lee é recrutado para participar do torneio de lutas marciais organizado por Han em uma ilha, para investigar o evento que serve de fachada para a venda de ópio. Junto dele irão Roper e Williams, que lutaram no Vietnã e querem participar do torneio por razões distintas. Lee então, além de desmascarar Han precisa tirar os dois parceiros com vida da ilha.

Filmes do gênero de lutas marciais não fazem muito meu estilo, mas é exatamente por Operação Dragão ser um expoente do estilo que acredito estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O roteiro não é dos com melhor desenvolvimento e os estilo de direção envolve bastantes zooms e brilhos na lente, clássicos no estilo.

Outro problema, que me incomodou bastante, foi o trabalho exagerado de esteriótipos, não só dentro dos perfis orientais, mas principalmente do personagem de Jim Kelly - por mais que ele de certa forma questione o racismo, ainda é mostrado como uma figura hiperssexualizada.

Por outro lado, me surpreendi com a atuação de Bruce Lee. Esperava um clássico ator de filmes de ação, sem expressão, mas ele passa bastante carisma em sua atuação. Além disso, é impressionante seu trabalho durante as cenas de luta, que são muito bem coreografadas mas, principalmente, que contam com um trabalho único de corpo do ator, impossíveis de serem imitadas e que influenciaram todos os filmes que viriam a seguir (como "O Tigre e O Dragão", por exemplo, feito todo com auxílio de fios e efeitos especiais).

Sendo assim acho válido ser visto e sua importância para a história do cinema, ainda que como unidade não tenha me agradado tanto.

Comentário a parte: John Saxon está a cara de Zac Efron neste filme.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...