Cidade das Ilusões

poster filme cidade das ilusões
título original: Fat City
gênero: Drama
duração: 1h 36 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Columbia Pictures
direção: John Huston
roteiro: Leonard Gardner
fotografia: Conrad L. Hall
direção de arte: Richard Sylbert


Billy, um ex-boxeador que se tornou alcoólatra após ser abandonado pela mulher, decide voltar a lutar após se aproximar de um boxeador em começo de carreira.

Ontem a tarde vi que iria passar Cidade das Ilusões no TCM, adoro quando encontro filmes que quero ver na TV, principalmente quando é dos "1001 filmes para ver antes de morrer". Sim, o fato do canal só passar filmes dublados me incomoda um pouco, mas também é divertido ver com aquela dublagem original dos anos 1970.

O roteiro pode parecer simples e corriqueiro e te digo que realmente é. Pois o foco deste filme não é uma história com início meio e fim, mas sim os dramas de seus personagens. O principal destaque que podemos dar a esta trama é como ela consegue transmitir, através de cada um dos papéis, as situações reais que pessoas comuns passam.

O roteiro trabalha muito com o Sonho Americano e como pode ser frustrante o fracasso. Também vemos em cada personagem a transmissão de sentimentos como solidão e a melancolia.

E tudo isso só é bem comunicado graças ao ótimo trabalho do elenco. Stacy Keach, no papel principal, traz todas as suas dores e arrependimentos em sua fisionomia e forma de se movimentar. Susan Tyrrell faz uma mulher sofrida e abusada que transfere todos seus problemas para o álcool. Talvez o mais fraco seja Jeff Bridges, ainda moleque, mas que mesmo assim consegue passar com seu trabalho os sonhos de um jovem garoto transformados por acontecimentos inesperados.

As locações abandonadas também ajudam a construir o ambiente perfeito e casado com a temática do filme.

Pode parecer um filme monótono, mas com certeza ele diz muito - ainda para os dias atuais.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...