Amargo Pesadelo

poster filme amargo pesadelo
título original: Deliverance
gênero: Aventura, Suspense
duração: 1h 49 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Warner Bros.
direção: John Boorman
roteiro: James Dickey, John Boorman
fotografia: Vilmos Zsigmond


Um grupo de amigos da cidade decide descer de canoa as correntezas de um rio antes que ele seja represado. Ignorando os avisos dos moradores da região, eles se arriscarão durante o trajeto.

Amargo Pesadelo chegou até mim pelo "1001 filmes para ver antes de morrer". Verifiquei que iria passar no canal TCM e decidi não perder a oportunidade de tickar mais um na lista, mesmo tendo que assisti-lo dublado.

Nesses casos sempre começo com um pé atrás, afinal ver um filme da década de 1970 dublado é certeza de se deparar com sons ruins e alguns diálogos que você provavelmente não irá entender.

A qualidade de imagem também não é das melhores e, como na época era difícil fazer externas noturnas, há cenas em que o céu feito na pós-produção invade o rosto dos atores (pode parecer um detalhe, mas tirou minha atenção do filme em si).

Porém, tirando as questões técnicas, o roteiro se desenvolve de forma tão fluida e intrigante que envolve o espectador completamente. Do começo ao fim a tensão é instaurada, o que faz que uma única coisa passe na sua cabeça: será que eles chegarão ao final?

Além disso é interessante observar como a trama trás à tona os sentimentos animalescos das pessoas. O grupo de amigos, extremamente urbano e classe média, quando se vê longe da civilização e tendo de enfrentar situações de violência irracional, despertar dentro de si também seu lado animalesco.

Gostaria de destacar duas cenas de grande tensão no filme: logo no início Drew (Ronny Cox) faz um dueto de violão e bandolim com o garoto caipira (Billy Redden), em outro momento Bobby (Ned Beatty) lida com as exigências de que grite como um porco.

Inclusive, no elenco, temos Jon Voight e Burt Reynolds, ambos sustentando poses de galãs, mas em linhas tão diferentes e ao mesmo tempo complementares.

Com certeza foi uma boa surpresa e uma opção de suspense que nunca imaginaria, além do mais é um filme que - para quem já fez rafting, como eu - pode te fazer revisitar sua experiência.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...