Sem Destino

poster filme sem destino
título original: Easy Rider
gênero: Drama, Aventura
duração: 1h 35 min
ano de lançamento: 1969
estúdio: Pando Company Inc.
direção: Dennis Hopper
roteiro: Dennis Hopper, Peter Fonda, Terry Southern
fotografia: László Kovács, Baird Bryant


Wyatt e Billy levam drogas do México a Los Angeles, após terminarem a negociação pegam o dinheiro e partem de moto viajando pelo sul dos EUA na esperança de chegarem em Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass.

A importância de Sem Destino, e é o que me leva a crer ser o motivo para estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", na história do cinema é que se trata de um dos primeiros a retratar as sociedades alternativas nas telonas. Além disso foi um filme produzido para jovens para os jovens - um tanto quanto revolucionário.

O roteiro não segue uma fórmula convencional, até pode soar um pouco sem importância para alguns por não ter algum objetivo a ser alcançado ou que mostre a trajetória e evolução dos personagens, e principalmente, sem um final feliz convencional.

O que temos aqui é o retrato de uma parte da sociedade que a outra parte preferia fingir que não existia. Hippies, cabeludos com colares indígenas; maconheiros nadando pelados e filosofando enquanto fumam maconha em volta de uma fogueira. Tudo isso narrado tendo como pano de fundo a trilha sonora da contra cultura, como Jimi Hendrix e Bob Dylan.

Os três personagens principais não eram famosos naquela época, o que traz ainda mais liberdade à narrativa. Dennis Hopper e Peter Fonda têm uma boa dinâmica, mas seu ponto de vista de vida fica ainda mais claro quando o personagem de Jack Nicholson entra na história. Filho de homem rico careta ( e em sue primeiro grande papel), Nicholson traz o contraponto sobre a filosofia vendida pelo filme pelos olhos do outro lado da sociedade.

Todo o filme é regado a um consumo abundante de drogas, e supostamente não só no filme em si, mas também pelo elenco e equipe. Talvez isso fique mais claro na sequência em que há uma viagem de LSD no cemitério - uma cena muito interessante, inclusive.

Talvez hoje não soe tão revolucionário assim e possa até parecer um pouco arrastado, mas como um dos precursores dos filmes de road trip, me agradou bastante. E, ainda que acha monótono, duvido não se chocar com as cenas finais.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...