Os Gritos do Silêncio

poster filme os gritos do silêncio
título original: The Killing Fields
gênero: Drama, Guerra
duração: 2h 21 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: Goldcrest Films International
direção: Roland Joffé
roteiro: Bruce Robinson
fotografia: Chris Menges
direção de arte: Roy Walker


A guerra do Camboja e o envolvimento dos EUA contados do ponto de vista do jornalista Sidney Schanberg, além da narrativa da amizade construída por esse com o intérprete cambojano Dith Pran. Após acabar o trabalho ele volta para seu país e acaba por ganhar o Prêmio Pulitzer pela cobertura que fez, com isso, volta ao Camboja em busca do seu amigo de quem se perdeu durante a guerra.

O enfoque principal de Os Gritos do Silêncio é destacar a participação desastrosas dos EUA no Camboja durante a Guerra do Vietnã. Baseado em fatos reais, o filme destaca também o trabalho primoroso que Sidney desenvolveu ao produzir reportagens que expunham os terríveis resultados das ações que não eram assumidas publicamente pelos EUA.

Talvez um ponto negativo do filme seja a divisão de sua história em duas partes, de uma forma um pouco estranha. Na primeira parte acompanhamos Sidney permanecendo no país mesmo após a ocupação do Khmer Vermelho. Na segunda, o protagonista se torna Pran e acompanhamos sua luta pela sobrevivência. AInda assim a história não foca na política internacional, mas nos atentados à dignidade humana que uma guerra pode causar.

Atenção a atuação de Sam Waterston, vigorosa e dedicada a seu papel do início ao fim.

Sim, mais uma boa experiência que o "1001 filmes para ver antes de morrer" me trouxe.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...