O Dinheiro

poster filme o dinheiro
título original: L'argent
gênero: Drama, Policial
duração: 1h 25 min
ano de lançamento: 1983
estúdio: Eôs Films
direção: Robert Bresson
roteiro: Robert Bresson, Leo Tolstoy
fotografia: Pasqualino De Santis, Emmanuel Machuel
direção de arte: Pierre Guffroy


Uma nota de 500 francos falsa cai nas mãos de um jovem que teve a mesada cortada. Esse dinheiro vai rodando de mão em mãos e, como em um efeito cascata, caindo em mãos mais importantes e recebendo uma relevância maior, até que cai nas mãos de um funcionário de uma petrolífera que perde o emprego, é preso e acaba tendo o rumo da sua vida transformado.

A forma como o roteiro se desenvolve pode trazer para muitos o conceito de Jean-Jacques Rousseau de que o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe. Por outro lado, podemos ver por parte do diretor um certo desespero em relação a vida industrializada moderna.

Isso fica principalmente claro nas escolhas de enquadramento e nas arquiteturas frias e minimalistas utilizadas durante o filme. Ainda assim, a fotografia de O Dinheiro continua sendo bem interessante e tendo sua beleza.

Voltando ao roteiro, ele pode acabar parecendo um pouco sufocante, sombrio e desesperançoso. O que ajuda e enfatizar isso são as atuações um tanto quanto monótonas e passivas.

Pela importância de Robert Bresson à história do cinema vale a pena ser visto, mas não é dos mais fáceis de assistir, é necessário paciência e preparação. Só constava na minha lista por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...