Masculino Feminino

poster filme masculino feminino
título original: Masculin féminin
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1966
estúdio: Anouchka Films
direção: Jean-Luc Godard
roteiro: Jean-Luc Godard, Guy de Maupassant
fotografia: Willy Kurant


Paul acabou de sair do serviço militar e está desiludido com a vida. Em paralelo sua namorada está construindo uma carreira como cantora pop, isso faz com que Paul se isole ainda mais de seus amigos.

Godard, como já é costume, traz em seu filme diálogos que mais parecem interrogatórios ou entrevistas jornalísticas. Entre os temas discutidos aqui entre os personagens estão os perfis das celebridades até sua revolta com a Guerra do Vietnã.

Este formato de diálogo traz um tom agressivo às conversas e a sensação de que não é mais possível ter uma troca sem que pareça com que todos estão argumentando o tempo todo. Este questionamento, ainda que feito nos anos 1960, ainda é muito válido - quiçá mais válido ainda tendo em vista o que vivemos atualmente com as redes sociais onde as pessoas só querem ser ouvidas mas não se prestam a ouvir o outro.

A atualidade deste ponto de vista me faz ver a necessidade de Masculino Feminino constar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O diretor também critica muito a postura das meninas em serem bonequinhas fúteis e dos rapazes exalarem uma rebeldia pretensiosa e vazia.

Ainda que haja toda essa intelectualidade e uma forma poética de conduzir o enredo, a trama é arrastada e cansativa e os diálogos longos e exaustivos. Por essa razão, ainda que um clássico, não é um filme fácil de assistir e pode se tornar uma experiência bem cansativa.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...